BMW M Neue Klasse chega no próximo ano com um motor elétricos por roda
- 14/01/2026
Em 2027, a BMW M chega também à era Neue Klasse elétrica. Muitos dos pressupostos estreados no novo iX3 também serão aplicados a este futuro modelo bávaro.
Assim, estará assente em tecnologia de 800 volts e no sistema BMW M eDrive - que tem por base a tecnologia Gen6 da Neue Klasse. Não só o primeiro modelo, a lançar em 2027, como todos os BMW M Neue Klasse terão duas unidades de tração elétricas (uma por eixo). E, cada uma delas, terá um motor por roda, num total de quatro. Deste modo, conjuga-se a tração traseira e a tração integral, sendo possível desacoplar por completo o eixo frontal para ter a tração traseira da BMW M - com uma experiência de condução distinta e associada a vantagens do ponto de vista da autonomia e eficiência para deslocações mais longas.
A bateria tem mais de 100 kWh de capacidade utilizável, tendo sido adaptada para o alto desempenho associado a estes modelos. Para tal, tem uma variante otimizada das células cilíndricas Gen6, com o arrefecimento e o centro de controlo inteligente Energy Master igualmente otimizados. O desempenho de carregamento beneficiou e são prometidos "os valores de recuperação mais altos". O alojamento da bateria de alta voltagem também é um componente estrutural, ligado a ambos os eixos, originando uma rigidez que favorece a dinâmica de condução.
As unidades BMW M eDrive têm uma alta densidade de potência (e são as mais potentes de sempre da marca), com motores elétricos dispostos de forma paralela em cada eixo e uma caixa de velocidades por roda. Integram o inversor e o fornecimento de óleo. É possível controlar o binário e a potência com precisão em cada roda, com o veículo a apresentar tração ideal para cada situação. A recuperação de energia em travagem também não foi esquecida.
Não faltam os quatro computadores de alto desempenho (os super cérebros). O software de controlo do Heart of Joy - o computador responsável pela dinâmica de condução - tem especificidades para M: o BMW M Dynamic Performance Control, que permite elevar a dinâmica e segurança em automóveis de alto desempenho como os da gama BMW M.
Os condutores poderão usufruir de vários modos de condução e até de simulação de mudanças para mimetizar as sensações de um carro de desempenho a combustão. Também haverá uma nova 'banda sonora'.
Ao nível de construção, os novos BMW M vão ser os primeiros da gama 100 por cento elétrica com fibras naturais - usadas no automobilismo desde 2019. E não foi esquecida a importância de manter o peso leve.
Franciscus van Meel, diretor de gestão da BMW M, afirmou num comunicado: "A próxima geração de modelos vai estabelecer uma nova referência no segmento de automóveis de alto desempenho. Com a mais recente geração de tecnologia Neue Klasse, levamos a experiência de condução da BMW M a um novo nível e iremos inspirar os nossos clientes com uma dinâmica de condução notável, pronta para as pistas, para o uso diário".














