Blythe Dolls: A febre das bonecas japonesas que conquistou adultos

  • 04/02/2026

Olhos grandes e expressivos, cabelos longos e roupas marcantes: assim são as bonecas Blythe Dolls, uma das maiores febres na internet (e redes sociais) no mundo dos colecionadores. Quando comparadas com os bebé reborn ou mesmo os Labubu, estas bonecas têm algo de especial: são personalizáveis. Ou seja, é possível mudar o cabelo, as roupas, a aparência em geral. 

 

O website Buzzfedd, inclusive, criou um teste para que se possa descobrir qual Blythe Doll mais adequada a cada pessoa segundo a sua personalidade e gostos. 

Estas bonecas são montadas/construídas pelos próprios colecionadores, sendo que existem uma série de vídeos tutoriais no YouTube que mostram como fazê-lo passo a passo. O que verá de seguida é um exemplo: 

Existem em 3 tamanhos desta boneca: a original, com 28 cm, a 'Middie Blythe' (média), com 20 cm e a Petite Blythe (pequena), com 11,2 cm. 

Segundo o website This is Blythe (um dos locais onde estas icónicas bonecas japonesas são comercializadas), as Blythe foram originalmente produzidas em 1972 pela Kenner, acabando por serem descontinuadas em menos de um ano. Entretanto, uma empresa de nome Takara decidiu relançá-las em 2001. Com este retorno surge a tendência da costumização. 

Numa reportagem que fez em 2018 sobre o fenómeno, a ABC News adianta que terá sido Gina Garan, colecionadora destas bonecas em Nova Iorque, a responsável pelo surgimento da febre mundial (que continua até hoje). Em 2000 lançou um livro de fotografias desta boneca, ‘This Is Blythe’, que chegou a um público mais alargado. 

Formou-se então uma comunidade de colecionadores que partilham diariamente o seu fascínio por estas bonecas. 

Os seus valores variam consoante a sua exclusividade, podendo chegar mesmo aos 1000 euros (ou mais), dependendo da sua versão. Ora, como nem sempre é possível comprar a versão original, há quem opte por comprar réplicas, praticamente iguais à boneca Takara.

Tanto as bonecas falsas, como as originais têm uma característica em comum: um fio na parte de trás da cabeça. Ao puxar este fio, as pálpebras fecham-se e, ao soltá-lo, elas abrem-se novamente. Ao longo de quatro 'cliques', as bonecas podem olhar para a frente, para a esquerda, para a direita e para a frente novamente. Cada posição tem o o seu próprio conjunto de cores.

Curiosamente, apesar de terem sido pensadas para crianças, foi o mercado adulto que acabou por ser conquistado. Pessoas, com vidas normais e quotidianas, fazem das Blythe Dolls o seu hobbie. Algumas, até mesmo o seu escape. 

Labubu ou Lafufu? Saiba como diferenciar os bonecos da moda

Labubu ou Lafufu? Saiba como diferenciar os bonecos da moda

Criados por Kasing Lung, em 2015, os pequenos bonecos de peluche parecem um cruzamento entre um duende e um coelho e, ultimamente, têm sido vistos em bolsas, malas, carteiras ou na cintura até de figuras públicas como Rihanna.

Sofia Robert | 14:34 - 13/08/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2932439/blythe-dolls-a-febre-das-bonecas-japonesas-que-conquistou-adultos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes