Bispo de Leiria-Fátima manifesta "solidariedade e oração" pelas vítimas

  • 30/01/2026

José Ornelas frisou que a Diocese de Leiria-Fátima está a acompanhar de "forma atenta" a "difícil situação, nas paróquias e organizações do território", numa mensagem num "momento de dor e dificuldade" dirigida à população do "território da Diocese de Leiria-Fátima, particularmente na região Centro do país".

 

Expressou ainda a sua "solidariedade e oração pelas vítimas mortais e suas famílias, pelos que ficaram feridos, bem como por aqueles que perderam bens, memórias e meios de vida".

A diocese tem procurado "oferecer apoio concreto e presença pastoral junto das comunidades afetadas, agindo em articulação com as autoridades locais e nacionais de socorro e reparação das condições de vida das áreas atingidas", frisou o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

"Por parte da Diocese, toda a ajuda económica ou de bens de primeira necessidade deve ser canalizada através da Cáritas diocesana, de acordo com as indicações veiculadas nas plataformas digitais da Diocese" pode ler-se.

"A nossa solidariedade estende-se também às outras dioceses que enfrentam contrariedades semelhantes. Reconhecemos o esforço e o sofrimento de todos aqueles que, nos territórios vizinhos, foram atingidos por esta devastadora situação", acrescentou o bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

José Ornelas agradeceu também a "solidária disponibilidade das organizações", como bombeiros, forças de segurança, proteção civil e outros organismos, de todo o país, que "desde a primeira hora, marcam presença" ao lado da diocese.

"É um sinal muito positivo de humanidade solidária que permanecerá na nossa memória coletiva. Um particular agradecimento aos grupos de jovens e mais adultos que estão a integrar o esforço de apoio, com aqueles que estão na primeira linha de intervenção", vincou.

Na mesma nota, o bispo da Diocese de Leiria-Fátima divulgou a "mensagem especial" enviada pelo papa Leão XIV, que manifestou hoje um voto de pesar pelas vítimas mortais da depressão Kristin em Portugal e reconheceu o trabalho de entreajuda dos cidadãos.

"É uma página do conforto amigo que brota da comunhão que vivemos como Igreja e nos dá força e esperança", frisou ainda José Ornelas.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Leia Também: Mau tempo: Abastecimento de água normalizado em Coimbra

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2929819/bispo-de-leiria-fatima-manifesta-solidariedade-e-oracao-pelas-vitimas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes