'Besta negra' do Benfica apareceu em Leiria e deu pelo nome de Zalazar

  • 08/01/2026

O SC Braga tornou-se, esta quarta-feira, no segundo finalista da Taça da Liga, após vencer, por 3-1, o Benfica, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

 

Numa exibição de enorme personalidade, eficácia e maturidade competitiva, os comandados de Carlos Vicens foram mais fortes nos momentos decisivos, com dois golos de vantagem (2-0) no final da primeira parte, apontados por Pau Victor (19') e Rodrigo Zalazar (33').

A etapa complementar reservou uma formação encarnada emotiva à procura do empate a todo o custo. O jogo foi relançado aos 64', quando Pavlidis cobrou com sucesso uma grande penalidade. O jogo ficou em aberto e a defesa encarnada abriu espaços, que podiam ter sido melhores aproveitados.

Aos 81', a bola parada fez a diferença. Na sequência de um livre, após desvio e defesa de Trubin, o defesa-central Gustaf Lagerbielke apareceu oportuno para empurrar a bola para o fundo das redes, selando o triunfo arsenalista.  Já perto do final, aos 89', Otamendi foi expulso por acumulação de cartões amarelos.

O Sporting de Braga colocou um ponto final na invencibilidade do Benfica no plano interno e marcou encontro com o Vitória SC numa final inédita da Taça da Liga. Os bracarenses vão à procura do troféu na competição, ao passo que os vimaranenses desejarão a primeira.

Vamos então às notas da partida

Figura

Que jogo de Rodrigo Zalazar. Há muito tempo que é um jogador acima da realidade em que está, sendo que a saída do médio poderá acontecer num futuro próximo. Na presente temporada, tem aparecido a grande nível em jogos de grande dimensão. O Benfica tem sido um dos adversários preferidos. Já tinha marcado de grande penalidade há dez dias, para o campeonato (2-2). Na Taça da Liga, fez uma jogada digna dos génios. Partiu da linha divisória do meio-campo até à grande área, e marcou. Não é de esquecer a assistência para o golo inaugural do encontro, apontado por Pau Victor.

Surpresa

Pau Victor voltou a deixar uma 'bicada' nas águias, à semelhança do que aconteceu no campeonato. Contratado no último verão, oriundo do Barcelona, o avançado espanhol, de 24 anos, está a crescer em maturidade e confiança. O golo inaugural do encontro demonstrou as suas melhores qualidades, com receção orientada e finalização de grande nível na cara de Trubin.

Desilusão

Péssima impressão de Otamendi em Leiria. O experiente defesa-central, de 37 anos, foi um rostos da desorganização da linha defensiva encarnada. Nunca soube encontrar resposta para travar Rodrigo Zalazar, que fez o quis do campeão do Mundo pela Argentina, em 2022, no lance do 0-2. Perto do minuto 90, aos 89', perdeu a cabeça com os protestos junto da equipa de arbitragem. O capitão nunca pode ser o primeiro a abandonar o barco, sobretudo quando vem aí o FC Porto, no Dragão, para a Taça de Portugal.

Os treinadores

Carlos Vicens

Trabalho de autor na primeira parte, limitando uma vez mais a produção ofensiva do Benfica. O coletivo não abdicou dos seus princípios, sempre a sair a jogar de forma apoiada, com muita movimentação dos homens da frente, colocando sérias dificuldades de marcação ao adversário. Na segunda parte, a reação encarnada empurrou os bracarenses para o seu meio-campo, mas não houve pânico em qualquer momento. Será a primeira final do técnico espanhol, antigo adjunto de Pep Guardiola no Manchester City.

José Mourinho

A reação ao jogo não podia ter sido mais clara, utilizando a palavra "horrível" para descrever o comportamento da equipa, nomeadamente na primeira parte. O Benfica até teve a primeira oportunidade de jogo, ao minuto 4, mas depois caiu a pique. A mentalidade competitiva voltou a estar em causa, comprovado pelo segundo golo sofrido, quando Sudakov e Otamendi hesitaram em fazer falta. Sem verticalidade e capacidade de rasgo nos corredores, o coletivo depende muito das ações de Pavlidis, que tem de baixar no terreno para ligar o jogo. É muito pouco. Vida difícil para o 'Special One', responsável por perder o segundo troféu da temporada.

O árbitro

João Pinheiro começou o jogo com um erro de análise, assinalando uma grande penalidade, quando a falta de Otamendi sobre Rodrigo Zalazar foi fora da área. A intervenção do VAR foi decisiva. A partir de então, geriu com tranquilidade as incidências da partida e não hesitou em marcar, agora sim, penálti a favor do Benfica no decorrer da segunda parte. 'Perdoou' um vermelho direto a Prestianni, do Benfica, por entrada grosseira sobre um adversário. A expulsão de Otamendi foi justificada pelo excesso nos protestos do capitão encarnado.

Leia Também: Mourinho sem papas na língua após derrota do Benfica: "Horrível"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2915495/besta-negra-do-benfica-apareceu-em-leiria-e-deu-se-pelo-nome-de-zalazar#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes