Besiktas ameaça levar Benfica à FIFA por Rafa Silva, diz-se na Turquia
- 02/12/2025
O jornal turco Takvim lança, esta terça-feira, uma autêntica 'bomba', ao noticiar que o Besiktas estará a equacionar seriamente a possibilidade de avançar com uma queixa junto da FIFA contra o Benfica, devido a um alegado contacto indevido com Rafa Silva, jogador com o qual está em 'rota de colisão'.
A publicação alega que Rui Costa e José Mourinho, respetivamente, presidente e treinador dos encarnados, se terão reunido com o internacional português sem a devida autorização por parte das Águias Negras, o que constituiria uma violação dos regulamentos do organismo que rege o futebol mundial, visto que este tem contrato válido até junho de 2027.
A direção do histórico emblema dos Balcãs terá ficado "furiosa" com este suposto 'assédio' por parte do clube da Luz, com o qual até mantinha, até aqui, uma boa relação, que se materializou nas aquisições de David Jurásek (por empréstimo) e Orkun Kokçu (a título definitivo, numa operação que já ronda os 30 milhões de euros), no passado verão.
Um mês sem treinar com o plantel do Besiktas
Esta notícia surge, precisamente, no dia em que se assinala um mês desde que Rafa Silva realizou o último jogo com a camisola do Besiktas, que culminou na derrota sofrida perante o eterno rival, o Fenerbahçe, por 2-3, em jogo a contar para a 11.ª jornada do campeonato turco, no qual atuou durante os 90 minutos.
Desde então, o internacional português não mais voltou, sequer, a treinar sob as ordens do treinador, Sergen Yalcin, alegando uma dor nas costas, ainda que os exames médicos entretanto levados a cabo pelo clube não tenham detetado qualquer tipo de lesão que o impeça de trabalhar com normalidade.
Entretanto, o próprio presidente das Águias Negras, Serdar Adali, levou a cabo uma conferência de imprensa 'bombástica', na qual deu a sua versão dos acontecimentos: "O Rafa Silva fez 87 minutos por jogo, na temporada passada. Ele saiu de campo ao 73.º minuto do jogo com o Basaksehir. Poucos dias depois do jogo, o agente dele pediu uma reunião".
"Pouco tempo depois, reuni-me com Rafa Silva. Jantámos. Pensávamos que houvesse um problema com a substituição naquele jogo que poderia ser resolvido, e trabalhámos arduamente. Durante a reunião, ele disse 'Não tenho quaisquer problemas com ninguém. Quero deixar o futebol e retirar-me'", afirmou, no passado dia 15 de novembro.
"Passado um bocado, disse 'Passei por três presidentes e quatro treinadores. Agora, quero ir para outro sítio'. Não é preciso procurar ninguém a quem culpar. Nós trabalhámos arduamente para contratar o jogador. Não lhe devemos dinheiro", acrescentou, antes de deixar uma ameaça concreta.
"O Besiktas não precisa de poupar nos ordenados! Caso venha a ser necessário, nós pagamos-lhe e tratamos do assunto! Se for necessário, a questão será encaminhada para a FIFA, e os direitos do Besiktas serão protegidos ao máximo", rematou.
Benfica só quer Rafa Silva.. de borla
As mais recentes informações veiculadas pela imprensa desportiva nacional dão conta da alegada intenção de o Benfica vir a recuperar Rafa Silva (jogador com o qual contou, entre 2016 e 2024), já em janeiro... mas apenas a 'custo zero', isto é, caso este venha a alcançar um acordo com o Besiktas tendo em vista a rescisão contratual.
Leia Também: Benfica fecha lista de três 'prendas de Natal' para Mourinho













