'Bês' colocam o calendário em dia. FC Porto sorri, Sporting nem por isso
- 23/11/2025
O fim de semana é de Taça de Portugal, mas, na II Liga, é altura de colocar o calendário em dia. Ao final da manhã deste domingo, o Sporting B não foi capaz de ir, além de um empate sem golos, na deslocação ao Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, perante o Desportivo de Chaves, em encontro em atraso da nona jornada.
A primeira oportunidade de golo surgiu logo à passagem do 18.º minuto, quando, lançado por Mauro Couto, Rafael Nel 'disparou' para defesa de Marko Gudzulic. Instantes depois, Uros Milovanovic subiu à grande área adversária e atirou a centímetros da baliza à guarda de Diego Callai, num lance em que chegou a pedir-se grande penalidade, mas no qual Sérgio Guelho, árbitro da Associação de Futebol da Guarda, nada assinalou.
'Equilíbrio' era a palavra-chave deste embate, e assim se manteve, no segundo tempo, quando os guarda-redes insistiram em dizer 'presente', garantindo, desta maneira, que o marcador do recinto situado em Trás-os-Montes não sofria qualquer tipo de alteração, até ao final dos 90 minutos regulamentares.
FC Porto B soma e segue na luta pela manutenção
Bem mais motivos para sorrir, teve o FC Porto B, que, pela mesma hora, recebeu e bateu o Portimonense, por 1-0, conseguindo, desta maneira, fazer aquilo que ainda não tinha conseguido fazer desde o arranque da presente temporada de 2025/26, isto é, conquistar duas vitórias consecutivas (a outra foi, precisamente, sobre o Desportivo de Chaves, por 0-1).
O golo que fez a diferença, no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia, teve lugar logo nos instantes iniciais do segundo tempo, quando Leonardo Vonic foi às alturas e, de cabeça, desviou um cruzamento 'teleguiado' assinado por Pedro Lima, para o fundo das redes à guarda de Maycon Cleiton.
Até final, os dragões ainda dispuseram de oportunidades para dilatar a vantagem, mas, primeiro, Yann Karamoh (que atirou para uma grande defesa do guarda-redes adversário), e, depois, Trofim Melnichenko (que viu Douglas Grolli 'dar o corpo às balas' para afastar o perigo), não foram capazes de as concretizar.
Como fica a tabela da II Liga?
Feitas as contas, apesar deste 'deslize', o Sporting B mantém-se isolado na liderança do segundo escalão do futebol português, com 23 pontos conquistados ao cabo de 11 rondas, mais dois do que a dupla de segundos classificados formada por Torreense e Marítimo, com a qual tem, agora, o mesmo número de jogos disputados.
O FC Porto B, por seu lado, ascende à 16.ª e antepenúltima posição da tabela (que, no final da temporada, obrigará à disputa de um playoff com o terceiro classificado da Liga 3), com os mesmos 11 pontos do Paços de Ferreira e do Lusitânia de Lourosa, e com mais um do que o último, que passa, agora, a ser o Benfica B.
A bola voltará a rodar, ainda este domingo, nesta competição. Mais concretamente, a partir das 14h00 (hora de Portugal Continental), quando os Barreiros vão receber o duelo antecipado da 16.ª jornada, que colocará, frente a frente, Marítimo e Penafiel.
Leia Também: Presidente do Marítimo confirma saída de Vítor Matos para o Swansea City













