Benjamin Netanyahu reúne-se com enviada dos EUA para o Líbano

  • 02/12/2025

Este encontro com Ortagus, enviada especial da Casa Branca para o Líbano e pessoa de máxima confiança do Presidente norte-americano, Donald Trump, para assuntos relacionados com o Médio Oriente, ocorre durante uma recente escalada de tensões entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah.

 

No encontro também esteve presente o embaixador dos Estados Unidos na Turquia, Tom Barrack.

Espera-se que Ortagus viaje para Beirute após a sua visita a Israel, informaram hoje meios de comunicação social israelitas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Gideon Saar, anunciou na rede social X que também se reuniu com Ortagus, adiantando que tiveram uma "boa conversa sobre a situação no Líbano".

"Comentei que quem viola a soberania libanesa é o Hezbollah. O desarmamento do Hezbollah é crucial para o futuro do Líbano e a segurança de Israel. Os Estados Unidos (EUA) são o nosso maior aliado e continuaremos a nossa estreita cooperação", escreveu Saar.

A tensão no sul do Líbano intensificou-se nas últimas semanas, com as forças israelitas a atacarem alvos do Hezbollah, provocando inclusive a morte do seu chefe militar, Haitham Ali Tabatabai, há uma semana.

Ali Tabatabai foi morto em 27 de novembro na sequência de um bombardeamento israelita a um apartamento nos subúrbios ao sul de Beirute, conhecidos como Dahye.

Tratou-se do oficial de mais alta patente do Hezbollah a ser morto desde o início do cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, em vigor desde novembro de 2024.

No entanto, durante este ano, o exército israelita matou cerca de 370 membros do Hezbollah, informaram na semana passada à EFE as forças armadas de Israel, que se referem a eles como "terroristas", embora não costumem diferenciar os membros políticos dos milicianos do grupo xiita pró-iraniano.

O Hezbollah integra o chamado eixo da resistência apoiado por Teerão e envolveu-se em hostilidades militares com Israel, logo após o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, em apoio do aliado palestiniano Hamas.

Segundo a ONU, Israel matou 127 civis libaneses durante esta trégua.

Os bombardeamentos deste ano seguiram-se à guerra de quase 14 meses que deixou cerca de 4.000 mortos, 16.000 feridos e 1,2 milhões de deslocados no Líbano.

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL), que termina o seu mandato em 2026, depois de quase cinco décadas no terreno, registou cerca de 10 mil violações num ano de cessar-fogo.

  Leia Também: Israel vai receber restos mortais para determinar se são de refém

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2898280/benjamin-netanyahu-reune-se-com-enviada-dos-eua-para-o-libano#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes