Benfica vence Liceo, Sporting surpreendido e FC Porto perde com polémica
- 22/01/2026
Sortes distintas para as equipas portuguesas na mais recente jornada da Liga dos Campeões de hóquei em patins. Se o Benfica venceu, já Sporting e FC Porto averbaram derrotas. Tudo em jogos válidos para a quinta jornada da fase de grupos da competição.
Comecemos pelo que se passou no jogo do grupo B no Pavilhão da Luz, em Lisboa. O Benfica recebeu e venceu os espanhóis do HC Liceo, por 4-2, com João Rodrigues em plano de destaque.
O jogador encarnado marcou três golos na partida, o primeiro dos quais ao minuto 13. Na sequência de um penálti, onde permitiu a defesa de Blai Roca, o hoquista português marcou na recarga.
Praticamente no arranque da segunda parte, e a passe de Zé Miranda, João Rodrigues fez o 2-0, completando o hattrick aos 31 minutos. Com três golos de vantagem no marcador, o Benfica baixou o ritmo e o HC Liceo reduziu para a margem mínima por Jaboco Copa, aos 30 minutos, e por Arnau Xaus, aos 43 minutos.
No último minuto, e logo depois da equipa da cidade da Corunha ter apostado em cinco jogadores de campo, Zé Miranda fechou o marcador, assinando o 4-2 final.
🤩 Vitória do #HóqueiBenfica na 5.ª jornada da WSE Champions League!#WSECLM pic.twitter.com/2KN9Bg6upF
— SLBenfica Modalidades (@modalidadesslb) January 22, 2026
Neste mesmo grupo B, o Sporting sofreu uma cambalhota no marcador e volta a perder na Liga dos Campeões, desta feita diante da Oliveirense, por 2-4.
A jogar em casa, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, a formação de Oliveira de Azeméis até entrou melhor, mas ficou a perder devido a um golo de Henrique Magalhães para o Sporting, pouco antes do final da primeira parte (25 minutos).
No regresso dos balneários, a igualdade chegou rapidamente. Marc Rouzé marcou para a equipa da casa (30 minutos) e reabriu a discussão pelo resultado final. Aos 41 minutos, e depois de um cartão azul mostrado a Roc Pujadas, Danilo Rampulla voltou a colocar o Sporting na liderança do marcador.
A resposta da Oliveirense demorou apenas um minuto, com Joan Galbas a fazer uma picadinha e igualar a contenda aos 42'. Aos 45 minutos surgiu a reviravolta da equipa da casa, com Joan Galbas a bisar no encontro. João Souto fixou o resultado final (50').
Feitas as contas, o Benfica é o líder do grupo A com 15 pontos. Já o HC Liceo é segundo classificado sete pontos, com os mesmos pontos de Oliveirense e Sporting, que é o quarto.
#HóqueiSCP | ⏹️ Derrota dos Leões na 5.ª jornada da WSE Champions League.
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) January 22, 2026
Henrique Magalhães e Danilo Rampulla.
4-2 🟢 // #UDOSCP pic.twitter.com/PFnrgTScb3
FC Porto perde com polémica à mistura
Já no grupo A, o FC Porto recebeu o Barcelona no Dragão Arena, na cidade do Porto, e perdeu por 3-5, averbando a primeira derrota europeia da época. Os dragões tiveram muitas queixas da equipa de arbitragem chefiada pelos italianos Francesco Stallone e Joseph Silecchia e houve um golo negado aos portistas no último minuto do encontro.
Após uma primeira parte muito equilibrada de parte a parte, o primeiro golo da partida foi marcado por Marc Grau ao minuto 22, o que deixou o Barcelona a vencer ao intervalo.
Os azuis e brancos apareceram mais ofensivos na segunda parte, mas foi Xavier Barroso a ampliar a vantagem dos catalães (28 minutos). Logo de seguida, Sergi Llorca aumentou a vantagem dos visitantes, à passagem do minuto 33, depois de Carlo di Benedetto não ter conseguido marcar um livre direto.
Resultado final ️
— FC Porto (@FCPorto) January 22, 2026
Carlo Di Benedetto, Hélder Nunes e Mena#FCPortoHoquei pic.twitter.com/e7GU9sNk1Z
Carlo Di Benedetto reduziu a vantagem quando o relógio assinalava o minuto 34, antes de Xavi Barroso bisar aos 41 minutos. Hélder Nunes marcou o segundo golo do FC Porto no encontro aos 45 minutos antes de, no minuto seguinte, Sergi Aragonès fazer o 2-5 para o Barcelona.
Já dentro dos minutos finais, Ezequiel Mena marcou para os portistas em dois lances, o segundo dos quais aos 50 minutos, mas o primeiro foi negado pela equipa de arbitragem por considerar que a bola não tinha entrado na baliza. Carlo Di Benedetto e Gonçalo Alves viram o cartão azul nos momentos finais por protestos e o jogo terminou em 3-5.
No que diz respeito a contas, o Barcelona segue na liderança com 13 pontos, mais um do que o FC Porto que é segundo classificado.














