Benfica vence (e convence) frente ao Napoli e acende 'chama' da Champions
- 10/12/2025
O Benfica recebeu esta quarta-feira, no Estádio da Luz, a equipa do Napoli num jogo a contar para a sexta jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões e que terminou com um triunfo das águias, por 2-0, mantendo desta forma a 'chama' acesa na prova milionária.
Os encarnados começaram da melhor forma a partida com um autêntico 'inferno' nas bancadas da Luz, que passaram a sua energia para o relvado, com os pupilos de José Mourinho a fazerem uma grande primeira parte, com superioridade clara para a turma de Antonio Conte, que não causou quaisquer calafrios à baliza de Trubin.
O minuto 12 foi cheio de oportunidades para os encarnados, com Franjo Ivanovic e Fredrik Aursnes a terem nos pés golos 'cantados', mas a falharem à 'boca' da baliza de Vanja Milinkovic-Savic.
No entanto, aos 20 minutos de jogo, foi a vez de mais uma investida encarnada, com Richard Ríos a ficar isolado na cara do guarda-redes sérvio para, com um desvio subtil, fazer o Estádio da Luz 'explodir' de alegria com o primeiro golo do jogo, que colocava a equipa do Benfica na frente do marcador e que relançava as hipóteses de apuramento por via do playoff.
O Napoli até tentou responder, mas apenas aos 29 minutos é que chegou perto da baliza de Trubin, com um cabeceamento de Di Lorenzo a passar ao lado. Ainda antes do intervalo, Otamendi voltou a dar calafrios a Antonio Conte, mas o seu remate à entrada da área não levou a direção da baliza napolitana.
Na segunda parte, o Napoli ainda ameaçou uma reação à italiana, mas a 'febre' do Estádio da Luz estava bem alta, e ficou ainda mais depois de Leandro Barreiro fazer, de calcanhar, o segundo golo da partida, com uma finalização de recurso, mas de nota artística elevada, para dobrar a vantagem do Benfica e fazer José Mourinho respirar (um pouco) de alívio, depois de um cruzamento tenso de Richard Ríos.
A partir daí, o ritmo do jogo abrandou significativamente, com o Benfica a dar a iniciativa de jogo ao Napoli, com investidas constantes no contra-ataque por parte das águias, que causavam quase sempre perigo à defesa dos italianos, com Pavlidis, assim que entrou, a ter oportunidade de fazer o terceiro, mas a ser travado por Milinkovic-Savic.
Na reta final, houve espaço para a estreia de dois jovens da formação, com Tiago Freitas a ser lançado para os minutos derradeiros, sendo que José Neto também teve a sua oportunidade de vestir pela primeira vez a camisola encarnada na equipa principal no minuto seguinte, com o jogo já decidido em termos de resultado.
O que se segue para o Benfica na Champions
As últimas duas jornadas da fase de liga única da Liga dos Campeões serão de extrema importância para a equipa do Benfica, com uma deslocação ao reduto da Juventus, que tem sido bem sorridente nos últimos anos para os encarnados, e ainda a receção ao Real Madrid para fechar as contas de um possível apuramento através de um playoff que é, ainda, incerto nesta fase.














