Benfica tomba com polémica em Braga. Título pode ficar (ainda) mais longe
- 28/12/2025
Benfica despediu-se, este domingo, do ano de 2025 com um empate a dois golos, no terreno do Sporting de Braga, na ronda 16 da I Liga, num jogo em que os encarnados, certamente, vão contestar a arbitragem chefiada por João Gonçalves.
Otamendi abriu as hostilidades ao minuto 29, numa fase em que os encarnados eram dominados pelo adversário. Os erros individuais custaram caro aos visitantes, que foram para intervalo em desvantagem, graças aos golos de Zalazar (38', g.p) e Pau Vicor (45'+1). Na etapa complementar, Aursnes deixou tudo igual (53').
O resultado acabou por ser penalizador para ambos os conjuntos. que falharam os objetivos. O Benfica é terceiro classificado, com 36 pontos, e fica agora à espera do que vão fazer os rivais Sporting, segundo (38) e FC Porto, primeiro (43).
Por seu turno, o Sporting de Braga terminou a ronda na quinta posição, a um ponto do Gil Vicente, quarto classificado.
Filme do jogo
'Sabotagem' das águias na primeira parte
Para este jogo, José Mourinho tirou Prestianni, um dos melhores elementos com o Famalicão, na ronda anterior, em detrimento de Leandro Barreiro, de regresso à competição.
As primeiras aproximações foram do lado bracarense. Ao minuto 7, Ricardo Horta obrigou o guardião Trubin a ir ao relvado, defendendo o remate para canto. Na sequência do lance, Trubin não teve uma saída efetiva, acabando por socar o esférico contra um adversário. A bola sobrou para João Moutinho, que finalizou por cima da barra, ficando no relvado a queixar-se de ter sido pontapeado por Aursnes no interior da área. O juiz da partida, João Gonçalves, mandou seguir.
Aos 18', golo anulado aos locais. Ricardo Horta bateu Trubin, mas foi assinalada falta do avançado e capitão de equipa sobre Otamendi, que utilizou a sua experiência. O Benfica deu um ar da sua graça aos 26', através de um disparo desenquadrado de Dedic. Contra a corrente do jogo, as águias chegaram ao golo. Aos 29', Sudakov bateu um livre lateral, correspondido na perfeição por Otamendi, autoritário no jogo aéreo. Estava aberto o ativo.
Durou pouco a alegria dos encarnados. Aos 35', Samuel Dahl comprometeu a equipa, colocando mão na bola dentro da área. Na cobrança do castigo máximo, Zalazar- 11.º golo na temporada- deixou tudo igual.
Os erros individuais voltaram a custar caro a formação liderada por José Mourinho. Aos 45'+1, Zalazar tiro um cruzamento ao qual Richard Ríos pareceu dono e senhor da situação. No entanto, o médio colombiano caiu e abriu uma janela para Pau Victor, que rematou cruzado para o fundo das redes. Reviravolta no marcador em cima do intervalo.
Aursnes deixou água na boca para a segunda parte
A segunda parte não podia ter arrancado da melhor maneira. Aos 52', momento sublime de Aursnes, com um remate de meia distância, sem hipóteses para o guarda-redes Lukas Hornicek. Aos 56', o checo teve capacidade de travar, à queima-roupa, as intenções de Tomás Araújo.
O jogo mudou de protagonista, sendo o Benfica o mais necessitado pela vitória. Pavlidis baixou no terreno e foi o mestre de serviço para os companheiros. Aos 69', Samuel Dahl teve a oportunidade de redimir-se, mas valeu mais uma vistosa intervenção de Lukas Hornicek, para a linha de fundo. Aos 74', golo anulado aos encarnados. Richard Ríos serviu para a redenção de Samuel Dahl, mas o árbitro assinalou uma infração de Richard Ríos, que usou o físico sobre Vítor Carvalho.
As equipas estavam bem no jogo, que não teve qualquer substituição até ao quarto de hora final. O Sporting de Braga foi o primeiro a mexer com uma tripla substituição. Aos 80', Aursnes ameaçou o bis, mas o disparo saiu ao lado, numa altura em que Ivanovic e Prestianni estavam em campo.
As equipas entregaram-se à vontade de ganhar o jogo, mas o resultado não sofreu qualquer alteração. Em tempo de compensação, Ricardo Horta viu o segundo cartão amarelo, consequente vermelho.
Dentro de poucas semanas, Benfica e Sporting de Braga vão medir forças na meia-final da Taça da Liga, em Leiria.
Leia Também: EM DIRETO: Jogo de loucos entre Sp. Braga e Benfica vai com quatro golos













