Benfica sai de Amesterdão a sonhar ainda com continuidade na Champions

  • 25/11/2025

O Benfica somou, esta terça-feira, a primeira vitória na presente edição da Liga dos Campeões, ao conseguir os três pontos (2-0) no terreno do Ajax, em jogo da quinta jornada da fase de liga.

 

O golo madrugador, aos 6', de Samuel Dahl deu cor à estratégia montada por José Mourinho, que estreou-se a vencer na prova milionária desde a sua chegada ao comando técnico, em setembro.

Na segunda parte, aos 90', Leandro Barreiro selou as contas da partida. O Benfica tem agora três pontos na prova e alimenta ainda uma ténue esperança em seguir para o playoff de acesso aos oitavos de final. Os próximos desafios serão exigentes: Napoli, Juventus e Real Madrid.

Por sua vez, o Ajax continua a ser o lanterna vermelha da competição, com zero pontos.

Filme do jogo

Míssil de Dahl a abrir as hostilidades

Para este jogo, José Mourinho abdicou da ideia (falhada) dos três defesas, frente ao Atlético CP na Taça de Portugal, e optou por um 4x4x2 em processo defensivo, embora sem extremos de raiz. Sudakov e Aursnes ocuparam os corredores ofensivos, com Leandro Barreiro a ter a missão de ser o elemento mais próximo do ponta de lança Pavlidis.

Os encarnados tiveram um início de jogo personalizado, com o domínio da posse da bola. Na sequência de um canto, o marcador foi desbloqueado. Aos 6', Richard Ríos cabeceou para defesa incompleta de Jaros. Na segunda bola, Samuel Dahl encheu o pé e apontou um golaço, de pé esquerdo.

O Ajax, no seu clássico 4x3x3, sentiu o golo e acusou algum nervosismo. O 0-2 esteve perto de acontecer aos 15', através de uma remate de Pavlidis, que saiu à malha lateral.

O segredo da supremacia encarnada esteve no posicionamento interior dos jogadores, obrigando o adversário a ir por fora do bloco. O Ajax apostou no jogo de cruzamentos, tentando servir o ponta de lança Wout Weghorst. A melhor ocasião de golo dos locais apareceu aos 33', quando Davy Klaassen invadiu a área contrária. Mérito para a defesa atenta de Trubin, com Otamendi a aliviar de seguida o perigo.

O Benfica não conseguiu impedir o crescimento dos anfitriões no jogo. Aos 45'+1, o magnífico trabalho de pés de Godts traduziu-se num remate desenquadrado, que acabou por moralizar os próprios adeptos. Ainda assim, foram os visitantes a irem para intervalo em vantagem.

Resistir, defender até à machada final

Na etapa complementar, Trubin voltou a ser testado, após remate de Bounida. Pouco depois, aos 52', perdida escandalosa de  Davy Klaassen. Ao contrário da primeira parte, foi o Ajax a entrar agora melhor.

O Benfica voltou a subir ao bloco, pressionando com seis homens. No entanto, os jogadores tinham uma postura diferente: esperavam pelo erro e não provocavam-no.

Aos 72', a recuperação de bola em zona central permitiu um contragolpe. Sudakov esperou o momento certo para entregar a Aursnes, que deixou, por sua vez, para Dedic, que rematou para defesa apertada de Jaros para canto.

Na resposta, aos 77', Trubin fechou o caminho da sua baliza, após remate traiçoeiro de Oscar Gloukh. Pouco depois, aos 81', José Mourinho foi ao banco pela primeira vez para lançar Tomás Araújo no lugar de Sudakov. O Benfica passou a estar numa estrutura 5x4x1 para o que restou do jogo.

As contas foram seladas em cima do minuto 90, por Leandro Barreiro, o tal 'trinco-ofensivo'. Em tempo de compensação, Manu Silva assinalou o regresso aos relvados após recuperar de uma grave lesão num joelho.

Leia Também: EM DIRETO: Benfica joga em Amesterdão e Galatasaray recebe St. Gilloise

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2894552/benfica-sai-de-amesterdao-a-sonhar-ainda-com-continuidade-na-champions#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes