Benfica 'ressuscitou' a tempo de conquistar terceira Taça Federação

  • 11/01/2026

As 'encarnadas' tiveram o triunfo 'nas mãos' no final do tempo regular, mas permitiram a igualdade no último segundo, enquanto a equipa de Carcavelos, líder da Liga feminina, esteve perto da vitória no final do primeiro prolongamento, com o jogo a cair por fim para as bicampeãs nacionais graças a dois lances livres de Letícia Soares nos segundos finais do segundo tempo extra.

 

Este foi o terceiro jogo da temporada entre as duas equipas e confirmou o equilíbrio qualitativo que deverá continuar até final da época, depois de o Quinta dos Lombos ter conquistado a Supertaça e o Benfica, segundo classificado na Liga, ter imposto, na semana passada, a única derrota da equipa de Carcavelos no campeonato, também por um ponto.

Inês Faustino (26 pontos), Letícia Soares (14 pontos e sete ressaltos) e Zuzanna Puc (10 pontos e 15 ressaltos) destacaram-se no Benfica, enquanto Nahomis Hardy (22 pontos e 11 ressaltos) e Milica Ivanovic (16 pontos) foram as melhores marcadoras do Quinta dos Lombos.

O primeiro quarto começou de forma equilibrada, ainda que com o Benfica na frente do marcador, enquanto o Quinta dos Lombos, recordista na competição (quatro títulos), só conseguiu a sua primeira vantagem aos 14-12 e maximizou uma sequência de erros das 'encarnadas' para terminar o parcial com seis pontos à maior (22-16).

O conjunto 'encarnado' entrou mais personalizado no segundo quarto, aproveitando uma fase de jogo mais errática da formação de Carcavelos, que somou mais 'turnovers' e tentativas falhadas, para 'fugir' no marcador, saindo para o intervalo a vencer por nove pontos (44-35).

O descanso fez bem ao Quinta dos Lombos, que iniciou a segunda metade a todo o 'gás', conduzido por Hardy e Ivanovic, diminuindo gradualmente a desvantagem, mas o Benfica, que continuou sempre mais forte nos ressaltos, assentou o seu jogo e voltou a aumentar distâncias, fechando o terceiro período com sete pontos de vantagem (58-51).

A formação 'encarnada' arrancou o último quarto a tentar aproveitar esse ascendente e conseguiu mesmo a maior diferença da partida (66-55), o que obrigou o Quinta dos Lombos a 'acordar', com dois 'triplos' consecutivos.

Com um 'apagão' pontual de quase cinco minutos, valeu nesse momento ao Benfica a incapacidade demonstrada pelo conjunto de Carcavelos, que também esteve três minutos sem marcar.

As lisboetas entraram no último minuto com seis pontos de vantagem, mas dois 'triplos', de Milica Ivanovic e Chanaya Pinto, este no último segundo do tempo regular, empataram a partida e levaram o jogo para prolongamento.

O Quinta dos Lombos ganhou margem na dianteira (75-71) no começo do tempo extra e parecia estar a caminho do triunfo, mas desta feita foi o Benfica a 'ressuscitar', empatando (80-80) a seis segundos do final do primeiro prolongamento com um 'triplo' de Maria João Bettencourt.

Com as duas equipas mais desgastadas, o segundo prolongamento foi mais incaracterístico, acumularam-se erros de parte a parte, mas, depois de a formação de Carcavelos ter estado na frente do marcador, Letícia Soares acabou por virar o jogo e dar o triunfo ao Benfica com dois pontos da linha de lance livre a um segundo do fim.

 

Jogo no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Quinta dos Lombos -- Benfica, 85-86 (após dois prolongamentos).

Ao intervalo: 35-44.

No final do tempo regulamentar: 71-71.

No final do primeiro prolongamento: 80-80.

 

Sob a arbitragem de Sérgio Silva, Custódio Coelho e Bruna Silva, as equipas alinharam e marcaram:

- Quinta dos Lombos (85): Jasmine Powell (10), Milica Ivanovic (16), Chanaya Pinto (11), Nahomis Hardy (22) e Anissa Rivera (11). Jogaram ainda Sara Caetano (8), Célia Sumbane, Carolina Silva (5) e Laura Silva (2).

Treinador: José Leite.

- Benfica (86): Inês Faustino (26), Emanuely Oliveira (8), Maria João Bettencourt (10), Zuzanna Puc (10) e Letícia Soares (14). Jogaram ainda Joana Soeiro (3), Artemis Afonso (6), Marcy Gonçalves (4), Schaquilla Nunn (2) e Marta Martins (3).

Treinador: Eugénio Rodrigues.

 

Marcha do marcador: 22-16 (10 minutos), 35-44 (intervalo), 51-58 (30), 71-71 (tempo regulamentar), 80-80 (primeiro prolongamento) e 85-86 (resultado final, após o segundo prolongamento).

Assistência: cerca de 400 espetadores.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2917390/benfica-ressuscitou-a-tempo-de-conquistar-terceira-taca-federacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes