Benfica perde com o Real Madrid em jogo manchado por alegado caso racista
- 17/02/2026
Em partida da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da prova, o avançado brasileiro apontou o único golo, aos 50 minutos, que causou alguma ira nos benfiquistas e interrompeu o jogo por 10 minutos, alegadamente por racismo.
No Estádio da Luz, em Lisboa, as 'águias' não replicaram o triunfo da fase de liga e partem em desvantagem, ainda que pela margem mínima, para a segunda mão da eliminatória, no dia 25 de fevereiro, agora no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.
Como prometido por José Mourinho na véspera, Dedic e Aursnes regressaram ao 'onze' inicial, nos lugares de António Silva e Barrenechea, enquanto Mbappé foi a jogo no lado do Real Madrid, depois de ter sido poupado durante o fim de semana.
Em relação ao jogo de 28 de janeiro, Rafa Silva foi a única novidade no conjunto da Luz, mas os madrilenos contaram com Alexander-Arnold, Rudiger e Camavinga, o que melhorou -- e muito -- a qualidade do Real Madrid em nova partida em Lisboa.
O Benfica voltou a entrar com ambição, mas o Real Madrid ganhou rapidamente a posse de bola e começou a somar várias aproximações, destacando-se Vinícius Júnior, aos 19, pertíssimo do golo na primeira vez que a bola furou a sólida defesa.
Uma grande defesa de Courtois, aos 24, travou um bom remate de Aursnes, sendo a melhor oportunidade do Benfica na primeira parte, que resistiu como pôde a um sufoco perto do intervalo, com três grandes oportunidades de golo dos espanhóis.
Após uma bela jogada aos 43, Mbappé rematou por cima à entrada da área e, no minuto seguinte, surgiu em grande posição para uma boa intervenção de Trubin, que, aos 45+1, voltou a evidenciar-se com uma grande defesa, perante Arda Güler.
Com o 'nulo' ao intervalo, o jogo permanecia em aberto, mas um golo fenomenal de Vinícius Júnior, aos 50, desfez rapidamente essa igualdade, ao fletir para dentro e rematar ao ângulo superior contrário, sem qualquer tipo de hipótese para Trubin.
O avançado brasileiro 'bailou' nos festejos em frente aos adeptos benfiquistas e a confusão instalou-se, com arremesso de objetos para o relvado e Vinícius Júnior a queixar-se de palavras de Prestianni, o que interrompeu o jogo por largos minutos.
O incidente tornou o jogo 'quentinho', com assobios ensurdecedores sempre que Vinícius Junior e Mbappé tocavam na bola, e o Benfica demorou a reagir ao tento sofrido, só com um cruzamento de Schjelderup chegado à baliza a criar 'calafrios'.
Ríos e Sudakov, aos 74, e Lukebakio e Sidny, aos 80, foram apostas de Mourinho - expulso aos 85 minutos - e o cabo-verdiano criou perigo num livre direto aos 88, enquanto Trubin susteve dois remates de Vinícius Júnior nos minutos finais, que seguraram a vantagem mínima.
[Notícia atualizada às 22h43]














