Benfica-Leverkusen: Tudo ou nada na Champions com regresso especial à Luz
- 05/11/2025
Benfica e Bayer Leverkusen encontram-se esta quarta-feira num duelo a contar para a quarta jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, sendo que esta é uma prova de 'fogo' para as águias continuarem na luta pelo apuramento para a próxima ronda.
Nesta competição, o clube da Luz é uma das duas equipas que ainda não somou qualquer ponto, tendo perdido frente ao Qarabag, em casa, por 3-2, tendo sofrido dois desaires nas deslocações diante do Chelsea, por 1-0, e do Newcastle, por 3-0.
No entanto, o momento a nível interno parece estar a crescer, já que José Mourinho já começa a colocar a mão nos seus jogadores e as suas ideias transparecem para dentro de campo, com uma vitória por 5-0 frente ao Arouca e por 3-0 ante o Vitória SC, para a I Liga, juntando ainda o triunfo diante o Tondela, para a Taça da Liga, por 3-0.
Já o Bayer Leverkusen conta com apenas dois pontos na Liga dos Campeões, indo até à Luz para tentar conquistar os três pontos pela primeira vez esta época. A forma interna na Alemanha até nem está má para as diversas mudanças de treinador que sofreram, com a derrota frente ao Bayern Munique a ser a primeira desde 23 de agosto, contra o Hoffenheim, estando sem perder nos restantes jogos para as competições nacionais na Alemanha esta temporada.
No que diz respeito ao histórico de confrontos, o Benfica leva uma leve vantagem de duas vitórias em seis jogos, com apenas uma derrota, somada de três empates, com a turma das águias a estarem sem qualquer derrota nos encontros que foram jogados na sua casa.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental), no Estádio da Luz, com arbitragem liderada pelo italiano Simone Sozza, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, com o Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
José Mourinho
Sistema do Bayer Leverkusen: "É parecido, do ponto de vista tático, ao de Xabi Alonso. É parecido nos desenhos que põe em campo, na organização ofensiva, com alguns jogadores diferentes, mas que foram substituídos por jogadores de perfil semelhante. É uma equipa que defende a cinco, mas, do ponto de vista da organização defensiva, constrói a três e a quatro, com muita rotações, com um avançado mais fixo. É uma equipa difícil, que teve um início de época complicado. Depois, muda de treinador. Este treinador demora algum tempo a encontrar, e encontraram-se. Este último resultado, contra o Bayern Munique [derrota, por 3-0], é um bocadinho descontextualizado, porque o Bayern Munique é uma das equipas mais fortes da Europa, além de que vinham de um jogo da Taça e repousaram alguns jogadores, como foi o caso do Grimaldo. Olhando para a Liga dos Campeões e para a tabela, são duas equipas a precisar de pontos. Espera-se um jogo de dificuldade alta para nós e para eles. O estádio pode estar cheio de gente que vai ver o jogo, ou cheio de gente que quer jogar o jogo. Se eles quiserem jogar, acho que vamos ganhar."
Momento do Benfica na Champions: "O Benfica tem cultura de vitória. Não consigo dizer se é mais fácil trabalhar sobre vitória ou derrota, honestamente, porque, às vezes, as coisas variam. Às vezes, um momento de vitórias traz relaxamento. Às vezes, um momento negativo traz uma vontade grande de voltar a ganhar e modificar o estado das coisas. Já passámos pelo momento negativo da derrota em Newcastle, e a reação foi muito boa, ganhámos três jogos seguidos. Amanhã, espero que essas três vitórias, os golos que marcámos e os que não sofremos, a maneira como dominámos... A Liga dos Campeões é um contexto diferente e o nível do adversário é completamente diferente, mas espero que traga uma equipa confiante, a sentir maior empatia com o estádio e menos pressão. Acho que os jogadores vão estar à altura e as coisas vão correr bem."
Leque de opções a crescer: "Insónias... Só ontem, porque os miúdos fizeram um bocado de barulho. Eram 23h00 e tal e ainda estavam na brincadeira, a ouvir música. Só eles é que me causaram insónias. Insónias, não, mas muito trabalho, muita análise ao adversário, para tentar chegar a conclusões sobre a minha equipa. O leque de opções vai-se alargando com a confiança que me dão. Por exemplo, o jogo que fizeram Schjelderup e Barreiro, em Guimarães, o mais que provável regresso do Amar Dedic, o aumento das opções... Não dá insónias, mas muito a pensar, para encontrar o puzzle correto."
Kasper Hjulmand
Plano para a Luz: "A qualidade da nossa exibição tem de ser boa. Temos de lutar e ser agressivos e reencontrar a nossa identidade em campo, estamos focados nisso. O Benfica vai ser igual ao que tem sido. Ambas as equipas estão sob pressão, mas estamos aqui para ganhar, tal como o Benfica. Ambos seremos agressivos para ganhar."
Benfica precisa de vencer: "Estamos preparados para este jogo. Esperamos um Benfica muito forte, num jogo com muita intensidade. Vamos procurar vencer. Estamos focados. Será um belo duelo. O Benfica tem zero pontos, nós temos dois. As duas equipas estão pressionadas para ganhar. Estamos cá para ganhar, mas o Benfica também. Vamos todos colocar muita energia em campo para ganhar."
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-D-V
Bayer Leverkusen: D-V-V-D-V
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Dodi Lukebakio, Georgiy Sudakov, Gianluca Prestianni, Vangelis Pavlidis.
Bayer Leverkusen: Mark Flekken, Arthur Augusto, Edmond Tapsoba, Jarell Quansah, Jeanuël Belocian, Loic Badé, Claudio Echeverri, Aleix García, Robert Andrich, Ernest Poku, Patrik Schick.
Ausências
Benfica: Manu Silva, Bruma, Alexander Bah e Nuno Félix (lesionados).
Bayer Leverkusen: Exequiel Palacios (lesionado).
Leia Também: Muitos sorrisos e Mourinho pensativo. As imagens do treino do Benfica













