Benfica fecha fase de liga da UEFA Youth League a 'devorar' napolitanos
- 10/12/2025
Mesmo com o apuramento para os 16avos de final da UEFA Youth League matematicamente garantido, o Benfica recusou 'retirar o pé do acelerador', e, ao final da manhã desta quarta-feira, deu por encerrada a participação na fase de liga com um categórico triunfo, na receção ao Napoli, por 3-0.
O marcador do Benfica Campus, no Seixal, funcionou pela primeira vez logo à passagem do 27.º minuto, quando Francisco Silva surgiu no 'coração' da grande área da formação italiana, a desviar, de primeira, um cruzamento desferido por Gonçalo Moreira, a partir do lado esquerdo do ataque, para o fundo das redes à guarda de David Spinelli.
A tranquilidade encarnada só começou a desenhar-se, ainda assim, aos 71 minutos, fruto de um cabeceamento certeiro de Gonçalo Oliveira, após pontapé de canto cobrado por Gonçalo Moreira. Apenas oito minutos depois, Duarte Soares deu a 'machadada final', assistido pelo calcanhar de João Afonso.
Benfica termina à frente do Sporting
O Benfica termina, assim, a fase de liga daquela que é a maior competição de clubes do futebol europeu ao nível de sub-19 com 15 pontos conquistados em 18 possíveis, o que o deixa, provisoriamente, na segunda posição, em igualdade com Real Madrid (que ainda vai receber o Manchester City) e Villarreal.
Para trás, fica o... Sporting, que, na véspera, assinou uma recuperação 'épica', com dois golos de Lucas Taibo, à beira do apito final, para 'resgatar' um empate a três bolas, na visita ao Bayern Munique, para alcançar os 12 pontos, tantos quanto Club Brugge (que irá medir forças com o Arsenal) e Tottenham, que lhe vai valendo o décimo lugar.
Quanto à liderança, vai pertencendo ao Chelsea, a única equipa que, para já, conseguiu chegar aos 16 pontos. A única equipa que ainda o pode ultrapassar é o Real Madrid, que vai procurar levar de vencida o Manchester City, no Estádio Alfredo di Stéfano, para realizar o pleno de triunfos e fazer 18 pontos.
Para José Mourinho ver
O feito dos sub-19 do Benfica terá, de resto, merecido particular atenção por parte de... José Mourinho, que, mais tarde, pelas 20h00 (hora de Portugal Continental), irá procurar conduzir a equipa principal a um resultado, pelo menos semelhante, na receção ao Napoli, para a sexta e antepenúltima ronda da fase de liga da Liga dos Campeões.
Um encontro potencialmente decisivo, uma vez que as águias estão, atualmente, em zona de eliminação, no 31.º posto, com apenas três pontos conquistados em 15 possíveis, na sequência do triunfo conquistado na mais recente jornada, na deslocação à Johann Cruyff Arena, sobre o Ajax, por 2-0.
Neste momento, o 24.º lugar, o último que vale o acesso aos playoffs (e que pertence, provisoriamente, ao Pafos FC) está a meros três pontos de distância. Já 'fosso' para o oitavo, o último que garante o apuramento direto para os oitavos de final (e que se encontra, para já, nas mãos do Liverpool), é de nove pontos.
Leia Também: Benfica-Napoli: Repetir proeza de 2008 ou perder como (quase) sempre?













