Benfica-Estoril: Há espaço para o célebre 'ano novo, vida nova' na Luz?

  • 03/01/2026

O primeiro jogo no Estádio da Luz em 2026 acontece já este sábado, com a receção do Benfica ao Estoril, referente às contas da 17.ª jornada da I Liga, a última da primeira volta, numa altura em que a turma de José Mourinho corre bem atrás dos rivais Sporting e FC Porto.

 

Após o empate concedido na Pedreira, frente ao Sporting de Braga (2-2), as águias entram no novo ano a seis pontos do Sporting (com mais um jogo) e a dez do líder FC Porto, pelo que terão de aguardar por várias escorregadelas dos rivais para sonhar com o título. Para isso, é preciso recuperar a senda vitoriosa encarnada, interrompida no último duelo.

O histórico de confrontos entre Benfica e Estoril é altamente favorável ao clube da Luz, de tal forma que é preciso recuar até 1977 para recordar a última vez que os canarinhos derrotaram os encarnados, em tempo regulamentar. Ainda assim, no presente século, um empate aqui e outro ali bastaram para complicar - e de que maneira - a vida dos encarnados.

Poucos, mas duros. Estoril sabe dar castigos ao Benfica e alerta Mourinho

Poucos, mas duros. Estoril sabe dar castigos ao Benfica e alerta Mourinho

Benfica já não sofre derrotas com o Estoril desde 1977, porém, neste século, os curtos quatro empates concedidos frente aos canarinhos complicaram - e de que maneira - a vida das águias. José Mourinho está alertado após os registos de Jorge Jesus, Rui Vitória e Roger Schmidt.

Miguel Simões | 07:36 - 02/01/2026

Em 76 jogos entre as duas equipas, o Benfica venceu 57, o que equivale a dizer três em cada quatro. Nos outros 19, registaram-se 14 empates e cinco triunfos do lado dos canarinhos. Dessas 14 igualdades, quatro aconteceram no presente século, entre 2013 e 2024, com impacto na memória de muitos benfiquistas - a última das quais ditou uma eliminação nas 'meias' da Taça da Liga.

O jogo no Estádio da Luz tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Anzhony Rodrigues, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

José Mourinho

Começar 2026 a vencer: "A importância é a de sempre. O objetivo é ganhar todos os jogos. Quando não se consegue, o resultado é negativo para nós. O Estoril é uma boa equipa. Já os vi ao vivo, para além do trabalho que fazemos de análise. É uma equipa difícil, que joga bem, que joga um futebol muito interessante, para não elogiar mais do que isso. Mas podia elogiar ainda mais. Uma equipa que como todas aquelas que não jogam competições europeias, cada semana significa uma semana trabalho, com bons treinadores como é o caso do Cathro. São semanas de progressão na qualidade da equipa. É uma equipa que está tranquila na classificação. Não tem medo de olhar para trás e não obrigação de olhar para cima. Não têm nada a perder e vão querer fazer um bom jogo contra nós". 

Sobrecarga de jogos: "Essa acumulação é difícil. Honestamente, há equipas que têm plantéis que lhes permite mudar muitos jogadores de jogo para jogo, que lhes permite descansar, controlar melhor os níveis de fadiga... No nosso caso, muitas alterações significam um decréscimo lógico no rendimento da equipa, no poder da equipa. Temos de pensar jogo a jogo. Se vou fazer contra o Estoril um pré-Braga na próxima quarta-feira? Não, não posso fazer isso. Tenho de jogar contra o Estoril, esquecendo que jogamos com o Braga na quarta-feira. Temos de ir jogo a jogo".

Luta pelo título: "Há uma coisa muito óbvia, que muita gente se esquece mas eu não, é que às vezes o teu sucesso depende dos outros. A primeira volta do FC Porto é extraordinária e não dá possibilidades de quem está a fazer bem de se aproximar. Se o FC Porto deste ano fosse igual ao do ano passado, obviamente que estaríamos numa posição extraordinária. Se o Sporting deste ano fosse igual ao do Sporting do ano passado, que teve três treinadores, também estaríamos uma posição melhor, esquecendo também o que aconteceu em algum jogo por aí. O sucesso de uns depende dos outros. Nós não estamos a fazer mal, de todo, mas o que o FC Porto está a fazer tem sido extraordinário". 

Ian Cathro

Estoril quer vencer: "O empate não é um bom resultado. Não tenho motivação para sair da cama e tentar empatar. Vamos tentar ganhar todos os jogos, sem medo. Não vamos conseguir sempre, mas trabalhamos muito e estamos a granjear cada vez mais respeito".

Dificuldades na Luz: "Temos a consciência de que vamos ter um jogo muito difícil e isso vai-nos obrigar a melhorar. É mais uma oportunidade para superar os nossos níveis e é isso que queremos fazer aqui: crescer e ser cada vez mais estáveis. Estamos mais confiantes, mas também tenho de destacar que em momento algum perdemos a confiança, mesmo nos momentos de maior dificuldade".

Pressão do lado do Benfica: "Se perdermos um segundo a pensar na história em volta do jogo, vamos perder a concentração no que vai acontecer no campo. Temos de pensar no que podemos controlar, temos de ter capacidade de sofrer, passar por algumas adversidades e por isso não podemos perder tempo a pensar nisso. Temos de nos focar nas tarefas que temos durante o jogo".

Últimos resultados

Benfica: E-V-V-V-V

Estoril: V-V-D-E-D

Últimos onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Leandro Barreiro, Georgiy Sudakov e Vangelis Pavlidis.

Estoril: Joel Robles, Pedro Carvalho, Felix Bacher, Kévin Boma, Pedro Amaral, Jordan Holsgrove, Jandro Orellana, João Carvalho, Rafik Guitane, Alejandro Marqués e Yanis Begraoui.

Ausências

Benfica: Enzo Barrenechea (em dúvida), Samuel Soares, Alexander Bah, Bruma, Nuno Félix, João Veloso e Dodi Lukebakio (lesionados)

Estoril: Gonçalo Costa e André Lacximicant (lesionados)

Poucos, mas duros. Estoril sabe dar castigos ao Benfica e alerta Mourinho

Poucos, mas duros. Estoril sabe dar castigos ao Benfica e alerta Mourinho

Benfica já não sofre derrotas com o Estoril desde 1977, porém, neste século, os curtos quatro empates concedidos frente aos canarinhos complicaram - e de que maneira - a vida das águias. José Mourinho está alertado após os registos de Jorge Jesus, Rui Vitória e Roger Schmidt.

Miguel Simões | 07:36 - 02/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2912728/benfica-estoril-ha-espaco-para-o-celebre-ano-novo-vida-nova-na-luz#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes