Benfica e Sporting com goleadas na Taça. FC Porto sofreu na ida a Coimbra
- 29/11/2025
Sem surpresas, mas com algum sofrimento. Sporting, Benfica e FC Porto qualificaram-se, este sábado, para os 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, depois de vencerem os respetivos jogos dos 32 avos de final da competição.
Começando pelo que se passou na região de Leira, o campeão em título Sporting não enfrentou qualquer dificuldades e venceu na casa do CRC Os Águias, equipa da terceira divisão nacional, por 2-11.
Com muita seriedade e vários jovens nas opções, os verde e brancos acabaram por construir um resultado desnivelado frente ao emblema do terceiro escalão nacional de hóquei em patins.
Danilo Rampulla (três), Roc Pujadas (dois), Facundo Navarro (dois), Alessandro Verona (dois), Santiago Honório e Martim Lopes marcaram os golos da turma orientada por Edo Bosch. André Santos e Igor Marques descontaram para a formação da casa.
Benfica triunfa na região de Tomar
No primeiro jogo do Benfica na prova rainha nesta temporada, o Benfica, à semelhança do Sporting, utilizou muitos jovens na goleada sobre o ACR Santa Cita (1-12), emblema da zona de Tomar e que também milita no terceiro escalão do hóquei em patins nacional.
O resultado começou a ser construído cedo, com um golo de Zé Miranda e um bis de Lucas Ordoñez. A equipa da casa ainda reduziu por intermédio Pedro Mendes, mas Zé Miranda somou mais dois golos à sua conta pessoal num espaço de apenas um minuto.
Ainda antes do apito para o intervalo, e no espaço de um minuto, Gonçalo Pinto e Rodrigo Preciso ampliaram as contas para a equipa orientada pelo espanhol Edu Castro. A segunda parte trouxe ainda mais golos dos encarnados em Tomar.
Gonçalo Pinto ampliou a vantagem com um dois golos quase seguidos, enquanto João Rodrigues faturou o nono tento das águias. A turma da casa ainda teve duas chances claras para reduzir, mas Conti Acevedo defendeu as duas grandes penalidades apontadas por Guilherme Gomes.
Até final, Diogo Duarte deixou a equipa encarnada com um contratempo por conta de um cartão azul. Ainda assim, o Benfica marcou mais três golos por intermédio de Viti e de João Rodrigues que bisou para fixar o resultado final.
FC Porto teve de sofrer em Coimbra
O FC Porto conseguiu a reviravolta no marcador frente à Académica (4-6), no Luso, com a equipa de Coimbra a ter chegado ao intervalo na liderança do marcador.
José Flores abriu a contagem para os estudantes. Tomás Santos, logo na sequência, restabeleceu a igualdade. Contudo, antes do intervalo, Diogo Graça voltou a colocar a equipa da casa na liderança do marcador. Uma vantagem conimbricense que se registava no descanso.
Gonçalo Alves voltou a trazer o empate à tona, com Telmo Pinto a selar a reviravolta do FC Porto a dez minutos do fim. João Matias igualou a contenda, antes dos tentos de Pol Manrubia e de Diego Cortez levaram a decisão para a reta final do encontro. À beira do fim, Carlo Di Benedetto marcou o bis que ditou a vitória dos portistas.
No próxima sexta-feira, o FC Porto joga em casa com a UD Oliveirense, na oitava jornada do campeonato. O Benfica desloca-se ao reduto do HC Braga, ao passo que o Sporting joga em casa do Riba d'Ave.
Leia Também: Treinador e jogador de hóquei do Sporting de luto após morte de familiar













