Benfica e Mourinho apertam cerco à arbitragem: "Outros têm mais sorte..."
- 14/02/2026
O Benfica saiu, esta sexta-feira, do Estádio de São Miguel com um triunfo sobre o Santa Clara, por 1-2, resultado que lhe permitiu, provisoriamente, igualar o Sporting (que ainda irá receber o Famalicão), na segunda posição da I Liga, e, ao mesmo tempo, reduzir para quatro pontos a distância para.o líder, o FC Porto (que ainda irá visitar o Nacional).
Um golo de Vangelis Pavlidis e uma infelicidade de Paulo Victor, ainda no primeiro tempo, fizeram a diferença a favor dos encarnados, tendo a resposta surgido pelos pés de Gonçalo Paciência, logo no arranque do segundo. Um desfecho positivo para os encarnados, mas José Mourinho recusou 'embandeirar em arco', e, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, apontou baterias à exibição assinada pela equipa de arbitragem liderada por António Nobre.
"Na primeira parte, conseguimos o que queríamos, marcar, tentar resolver o jogo e, se calhar, o 2-0 era curto. Alguma coisinha mais poderia ter sido conseguida. Com camisolas de cor diferente, seguramente haveria penálti. O do [Leandro] Barreiro é gigante, e o do [Gianluca] Prestianni, se não é gigante, pelo menos é grandalhão. Mas para o Benfica é duro. Não sei muito bem como justificar, há coisas que se continuam a não entender, não sei", atirou.
"É um campo verdadeiramente difícil para se jogar. Há equipas grandes que vieram aqui e tiveram a mesma sorte com o campo mas mais sorte com o árbitro e acabaram por sacar pontos prejudicando o Santa Clara. Hoje, não, o Santa Clara teve uma boa arbitragem", acrescentou, depois das primeiras críticas deixadas na zona de entrevistas rápidas da Sport TV.
"Dois penáltis por marcar a favor do Benfica"
O próprio Benfica também não se coibiu de apontar, uma vez mais, o dedo à exibição do juiz filiado na Associação de Futebol de Leiria, com recurso a um vídeo publicado na rede social X (o antigo Twitter), que fez acompanhar da legenda: "O critério mantém-se. Dois penáltis por marcar a favor do Benfica".
Na mira dos encarnados, estão dois lances que tiveram lugar ainda no decorrer do primeiro tempo da partida inaugural da 22.ª jornada da I Liga, o primeiro dos quais à passagem dos 32 minutos, quando Leandro Barreiro caiu no relvado, na sequência de uma disputa de bola com Frederico Venâncio.
O segundo surgiu apenas 11 minutos depois. Neste caso, junto à linha de fundo, Gianluca Prestianni envolveu-se num duelo individual com Paulo Victor e foi, também ele, derrubado. Em ambos os casos, António Nobre optou por mandar seguir, perante veemente protestos por parte das águias, que se intensificaram, após o término do encontro.
O critério mantém-se.
— SL Benfica (@SLBenfica) February 13, 2026
Dois penáltis por marcar a favor do Benfica. pic.twitter.com/mr3KiFGn1I
Leia Também: Benfica sobrevive a 'frango' de Trubin nos Açores e pressiona rivais














