Benfica distancia-se no trono e Sporting faz a festa na última jornada
- 22/12/2025
A primeira fase da Liga Revelação chegou ao fim, esta segunda-feira, com destaque para as contas da Série B, onde o Benfica confirmou a liderança destacada, diante do Estoril (1-0), num dia em que o Sporting suou para garantir um lugar no top4, frente á União de Leiria (0-1), no acesso à fase de apuramento de campeão.
Já com a passagem e a liderança seladas, o Benfica apenas cumpriu calendário no regresso ao Seixal e nem por isso deixou de garantir mais três pontos, com um golo de Jair Monteiro (90+3') a ser sinónimo de festa, na hora de cavar uma distância de quatro pontos para o Santa Clara, o segundo classificado, num jogo que mereceu a atenção de José Mourinho.
Houve também festa em Leiria, mas em tons de verde e branco. Um solitário (e decisivo) golo de Chris Grombahi, registado ao minuto 73, bastou para selar o quarto lugar e o consequente apuramento do Sporting, por via do top4, para a próxima fase, numa altura em que a União de Leiria já sabia que não iria além do acesso à Taça de Revelação.
Nos outros jogos, o Farense venceu o Portimonense (0-1) na deslocação até ao sul de Portugal e o Estrela da Amadora tramou o já apurado Torrense, com um triunfo por 2-1.
Contas feitas, o Benfica terminou a Série B na liderança com 35 pontos, fruto de 11 vitórias, dois empates e três derrotas em 16 jornadas disputadas, com mais quatro pontos do que o Santa Clara (31) e mais cinco por comparação ao comparação Torreense (30).
Já o Sporting, apoiado num registo de oito triunfos, três igualdades e cinco desaires, somou 27 pontos, salvando-se com mais do que o Farense (25), que ficou às portas da zona de apuramento. União de Leiria (17), Portimonense (16), Estrela da Amadora (14) e Estoril (9) preencheram o resto da tabela classificativa.
E como ficou a Série A?
O Académico de Viseu garantiu a liderança do grupo A, ao somar um empate frente ao Sporting de Braga (3-3), num dia em que o Leixões vacilou na luta pelo trono, ao ser derrotado pelo Rio Ave (3-1). Já o Famalicão goleou o Marítimo, por 6-2, enquanto o Vizela bateu o Gil Vicente, por 2-1.
Com estes resultados, o Académico de Viseu terminou a primeira fase da prova dos sub-23 com 26 pontos no primeiro lugar, imediatamente à frente do Leixões, com 25. Já a fechar a zona de apuramento encontram-se Famalicão e Sporting de Braga, ambos com 23 pontos.
Para trás ficaram Gil Vicente (17), Rio Ave (15), Vizela (14) e Marítimo (9), entre os quinto e oitavo postos, no acesso à Taça Revelação.















