Benfica deixa escapar vitória em Alvalade, mas mantém Sporting longe
- 21/12/2025
O Estádio José de Alvalade foi, este domingo, palco do empate, por 1-1, entre Sporting e Benfica, na jornada 8 da Liga BPI, que conta com a formação encarnada bem destacada na liderança.
No recinto, nota para a presença de Rui Borges, técnico da equipa principal masculina, que prepara o jogo com o Vitória SC, em Guimarães, para a ronda 15 da I Liga.
O primeiro remate da partida pertenceu às locais. Arques tentou um remate em arco, que saiu sem perigo para a baliza defendida por Thais Lima, que substituiu Lena Pauels na baliza. Teste de fogo para a jovem brasileira, de apenas 17 anos.
Aos 15', o Benfica celebrou o primeiro golo, através de Anna Gasper, mas o lance acabou anulado por posição irregular. Pouco depois, Chandra Davidson esteve perto de aplicar a 'lei do ex', mas o cabeceamento saiu a rasar a barra. Depois de tantos avisos, as encarnadas inauguraram o marcador. Aos 21', o cruzamento de Catarina Amado, pelo corredor direito, encontrou Nycole Raysla nas costas de Ashley Barron. A avançada brasileira nem teve de saltar muito por colocar a bola, de cabeça, por entre as pernas de Wellmann.
Aos 28', Wellmann voltou a ser chamada a intervir para travar as intenções de Chandra Davidson, na zona do penálti. A guardião alemã cedo candidatou-se a melhor jogadora em campo, fruto das várias defesas, que impediram um resultado mais desnivelado para a formação leonina, muito permeável em zona defensiva.
Perto do intervalo, Telma Encarnação deu um pontapé na monotonia local, aquecendo as mãos de Thaís Lima. A história da segunda parte foi diferente. Os adeptos tentaram empurrar as comandadas de Micael Sequeira para o empate. Aos 56', Armengol ficou a lamentar-se no relvado, sabendo que podia ter bem melhor em posição privilegiada. Telma Encarnação teve novo duelo com Thaís Lima, novamente gigante entre os postes.
No lado contrário do campo, noite 'não' para Chandra Davidson, infeliz no capítulo da finalização.
Perto do fim, Carolina Santiago, que saltou pouco antes do banco de suplentes, ganhou uma grande penalidade a favor do Sporting. Aos 89', Telma Encarnação não tremeu na cobrança do castigo máximo. Logo a seguir, a avançada internacional portuguesa teve no pé esquerdo a oportunidade da reviravolta, mas o remate saiu ao lado, para lamento dos mais de três mil adeptos leoninos presentes nas bancadas, numa noite bastante fria em Lisboa.
Com este resultado, o Benfica. afastado da Liga dos Campeões- lidera a Liga BPI, agora com 20 pontos, mais cinco do que o Sporting, na segunda posição. As leoas continuam com dificuldades para diminuir o fosso em relação às pentacampeãs nacionais.
Em Portugal, o Sporting tem apenas o campeonato e a Taça da Liga para disputar, ao passo que o grande rival tem legítimas aspirações de conquistar tudo.
Leia Também: Bayern fecha 2025 com goleada e mais nove pontos do que o segundo














