Benfica 'chama' por Rafa Silva: "Tem de regressar para conseguir jogar"
- 17/11/2025
Rafa Silva é, neste momento, um dos nomes mais badalados do futebol turco, depois de ter feito saber à direção do Besiktas que pretende 'mudar de ares', pese embora tenha contrato válido até junho de 2027, o que terá chamado a atenção do Benfica, clube que representou, entre 2016 e 2024, quando partiu, a 'custo zero'.
Quim Machado orientou o internacional português, no Feirense, naquela que foi a primeira temporada da sua carreira ao nível sénior, e, em declarações prestadas, esta segunda-feira, à Rádio Renascença, disse acreditar que um eventual regresso ao futebol luso (e, mais concretamente, à Luz) seria uma boa opção.
"Regressar a Portugal acho que era bom para ele, e regressando, também, ao conforto... Acho que o Rafa é um desses jogadores. Há jogadores que se adaptam facilmente a qualquer país. No caso do Rafa, viu-se que é mais difícil. Também por aquilo que me apercebi, quando ele estava comigo, é um jogador que necessita desse conforto, e tem de regressar a Portugal para conseguir jogar futebol", afirmou.
O agora treinador do Al Hussein, da Jordânia, desvalorizou, ainda, os rumores de que o avançado estaria a ponderar colocar um ponto final na carreira: "Eu penso que não. Penso que ele não vai querer abandonar já, até porque, com 32 anos, não está acabado para o futebol, longe disso. Agora, sim, é um miúdo que, daquilo que me recordo, e estando num país ao qual, se calhar, não se adaptou e do qual não gosta, torna-se difícil".
Benfica quer Rafa Silva... mas só 'de borla'
As palavras de Quim Machado surgem, precisamente, no mesmo dia em que o jornal A Bola noticia que o presidente do Benfica, Rui Costa, o diretor-geral, Mário Branco, e o treinador, José Mourinho, veriam com bons olhos a aquisição de Rafa Silva... mas apenas se fosse possível a 'custo zero'.
A estrutura encarnada aprecia as qualidades técnicas e táticas do internacional português, mas entende que um eventual regresso só faria sentido caso este conseguisse alcançar um entendimento com o Besiktas tendo em vista a rescisão do contrato que une ambas as partes por mais, sensivelmente, ano e meio.
Um cenário que, neste momento, se afigura, no mínimo, improvável, pelo menos, tendo em conta a ('bombástica') conferência de imprensa do presidente do emblema turco, Serdar Adali, no passado fim de semana: "Não acho que o Benfica vá seguir o caminho errado contra nós. emos uma boa relação. Se realmente quisessem o Rafa, ligariam e diriam-nos".
"Rafa Silva, ou retribuiu o amor e confiança que depositámos nele desde o primeiro instante, ou terá de trazer uma proposta do valor que pedimos e sai! Se ele não estiver disposto a fazer nenhuma das duas, não será autorizado a ir a lado nenhum até o contrato dele terminar", garantiu o dirigente.
"O Besiktas não precisa de poupar nos ordenados! Caso venha a ser necessário, nós pagamos-lhe e tratamos do assunto! Se for necessário, a questão será encaminhada para a FIFA, e os direitos do Besiktas serão protegidos ao máximo", rematou.
Leia Também: "Rafa não tem de voltar ao Benfica por simpatia, mas para dar valor"













