Benfica 'às cavalitas' de Mourinho para resolver problema milionário

  • 24/11/2025

O Benfica prepara-se para regressar à Liga dos Campeões com uma missão sem margem para erros: alcançar a primeira vitória na prova milionária, diante do Ajax, num duelo entre últimos classificados.

 

É uma espécie de 'tudo ou nada' para ambas as equipas, sendo que, no que diz respeito ao emblema da Luz, o calendário é de tal modo complexo - com jogos diante de Napoli, Juventus e Real Madrid - que qualquer novo 'tropeção' poderá ditar o fim das esperanças de continuar a lutar, pelo menos, pelos lugares de playoff de acesso aos oitavos da prova milionária.

Para tal missão, muito poderá contribuir José Mourinho, pese embora tenha somado por derrotas todos os jogos na Champions, desde que chegou ao Benfica. Ainda assim, o histórico do experiente treinador português contra equipas dos Países Baixos é favorável, transformando-se em altamente favorável se tivermos por base os duelos diante do clube de Amesterdão.

Benfica estica-se na Luz e baixa-se em território neerlandês

Ao longo de toda a história, em jogos oficiais, o Benfica já mediu forças com emblemas neerlandeses por 30 ocasiões, contabilizando 12 vitórias, 11 empates e sete derrotas, tratando-se de um registo embalado positivamente pelos jogos caseiros. Já a história dos duelos forasteiros é diferente.

Em 13 partidas disputadas nos Países Baixos, os encarnados venceram apenas três, perderam outros três e empataram nas restantes sete ocasiões. Curiosamente, duas das três vitórias até aconteceram frente ao Ajax, na Champions.

Para recordar a primeira, é preciso recuar até outubro de 1969, com um 1-3 construído pelos golos de Jacinto Santos, José Torres e José Augusto, que não possibilitou a passagem às 'meias' da prova milionária. Já o último sorriso, selou o apuramento para os 'quartos' da Champions, em março de 2022, com um golo solitário de Darwin Núñez (0-1, 2-3 no agregado). E a outra vitória? Aconteceu frente ao AZ Alkmaar (0-1, 0-3 no agregado), no acesso às 'meias' da Liga Europa, em 2013/14, antecedendo a final perdida para o Sevilla, nas (polémicas) grandes penalidades.

Que se desengane quem pensa que o Benfica teve sempre essa 'sorte' frente ao Ajax. Ganhou dois duelos na casa do seu próximo adversário, é certo, mas perdeu outros dois, nos Países Baixos (ambos por 1-0, em 1972 e 2018), para além do registo de quatro empates caseiros, uma derrota em solo português e outra derrota em campo neutro.

José Mourinho dá esperança?

Se há alguém que tem a receita certa para derrotar o Ajax, esse alguém chama-se... José Mourinho. Em sete jogos frente ao emblema de Amesterdão, o experiente treinador português, de 62 anos, conta com um registo 100% vitorioso, sendo que a última vitória terá sido das mais especiais da sua carreira - com os golos de Paul Pogba (18') e Henrikh Mkhitaryan (48') a permitirem um triunfo do Manchester United (2-0), na final da Liga Europa da época 2016/17.

Antes disso, nos tempos do Real Madrid, realizaram-se os outros seis duelos, durante três épocas consecutivas. Sempre a contar para a fase de grupos (e sempre com a preciosa ajuda de Cristiano Ronaldo), a equipa de José Mourinho venceu, por 2-0 e 0-4, em 2010/11, por 3-0 e 0-3, na temporada 2011/12, e ainda por 1-4 e 4-1, em 2012/13.

De resto, José Mourinho já somou deslizes contra equipas como Feyenoord, Twente e AZ Alkmaar, num histórico total de 12 vitórias, dois empates e quatro derrotas contra formações dos Países Baixos, com 41 golos marcados... e apenas 14 sofridos.

De referir que, esta época, ainda ao serviço do Fenerbahçe, a turma de José Mourinho eliminou o Feyenoord - agregado de 6-4, com derrota por 2-1 nos Países Baixos e goleada por 5-2 na Turquia - precisamente antes de cair, no playoff, aos pés do... Benfica.

Recorde-se que o pontapé de saída do duelo referente à quinta jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões está agendado para esta terça-feira, pelas 17h45 (horário de Portugal Continental), na Johan Cruyff Arena.

Leia Também: Quem são os jogadores que "traíram" Mourinho (e o Benfica) no Restelo?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2893035/benfica-as-cavalitas-de-mourinho-para-resolver-problema-milionario#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes