Benfica ainda sonhou, mas perdeu na Roménia para a CEV Challenge Cup
- 11/12/2025
O Benfica desperdiçou, na tarde desta quinta-feira, uma vantagem no marcador e perdeu, por 3-1, na visita ao Arcada Galati, em jogo a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da CEV Challenge Cup de voleibol.
A formação encarnada voltou à quadra depois do triunfo categórico no campeonato nacional, frente ao Madalena. Na partida frente ao Arcada Galati, Marcel Matz apostou na seguinte formação inicial: Nivaldo Gómez, Pablo Natan, Felipe Banderó, Kelvi Geovani, Tiago Violas, Valerii Todua e Ivo Casas (L).
A jogar fora de casa, as águias entraram com tudo no reduto do Arcada Galati, o Sports Hall Galati. Na Roménia, e frente a um adversário complicado e de valia superior aos portugueses, a turma lisboeta surpreendeu tudo e todos com triunfar no primeiro parcial por 25-23, que foi disputado até ao último ponto.
No segundo set, o Arcada Galati mostrou todas as suas credenciais e acabou por vencer os encarnados por 25-23. Reposta a igualdade no marcador, o fator-casa do Arcada Galati fez-se notar e os romenos não voltaram a largar a superioridade na partida.
Os romenos venceram o terceiro parcial por 25-21 e fecharam o triunfo na partida com uma vitória no quarto e último set por 25-20.
Esta derrota - a terceira em 13 jogos disputados esta temporada - deixa o Benfica em desvantagem nos 16 avos de final da CEV Challenge Cup de voleibol e com uma tarefa muito difícil para garantir a qualificação rumo aos oitavos de final da competição.
No jogo da segunda mão desta eliminatória no Pavilhão da Luz, que será disputado em Lisboa, no dia 6 de Janeiro de 2026, às 19 horas (horário de Portugal Continental), as águias vão ter de vencer, pelo menos, por 3-1, para forçar o golden set (vitória por 3-0 dá passagem à turma encarnada, triunfo por 3-2 dita a eliminação da competição). O duelo terá arbitragem do espanhol Francisco Pedrosa López e do cipriota Ioannis Mittsis
O que se segue no calendário?
Antes da partida da CEV Challenge Cup de voleibol, o Benfica tem quatro jogos do campeonato nacional, a começar no próximo sábado, frente ao Castêlo da Maia, em casa. Há ainda duelos diante de São Mamede (fora), Ala Nun'Álvares e Clube K (fora), antes deste regresso às competições europeias.
Depois do jogo com o Arcada Galati, o Benfica terá pela frente o dérbi diante do Sporting, a 10 de janeiro do próximo ano, no Pavilhão João Rocha e que diz respeito à jornada 14 da prova.
Atualmente, a formação de Alvalade, também ela envolvida nas competições europeias, lidera o campeonato com 25 pontos. O Benfica segue no segundo posto com 24 pontos. O São Mamede fecha o pódio com 20 pontos ao cabo de nove jogos.














