Bélgica apresenta novo sistema de defesa para evitar incursões de drones
- 23/12/2025
O sistema, que se designa como PIORUN, é constituído por uma arma portátil de cano longo, concebida para neutralizar, a partir do solo, drones de grande porte, helicópteros e aeronaves não tripuladas de baixa velocidade.
"Os drones estão a transformar o campo de batalha. Após os incidentes com drones do mês passado, o Governo decidiu acelerar o investimento em capacidades antidrones", afirmou o ministro da Defesa belga, Theo Francken, que entregou hoje o sistema no quartel de Hevaerlee, em Lovaina, região central da Bélgica).
"A deteção, identificação e neutralização não são um luxo, mas uma necessidade", acrescentou numa mensagem publicada nas redes sociais.
Este equipamento, fabricado e adquirido na Polónia, inclui um 'kit' de resposta rápida para estes dispositivos e estará disponível em todas as bases militares belgas a partir de janeiro, avança a agência de notícias belga.
Nos últimos meses, foram registados incidentes com drones em diversas infraestruturas belgas, como os aeroportos de Bruxelas-Zaventem, Antuérpia, Ostende e Liège, levando ao seu encerramento temporário e ao cancelamento de dezenas de voos.
Vários drones foram também notados nas imediações da central nuclear de Doel, no norte do país, e nas bases militares de Elsenborn, perto da fronteira belga com a Alemanha, e de Marche-en-Famenne, no sul.
Os serviços de informação belgas acreditam que um "ator estatal", provavelmente a Rússia, é o responsável por estas ações.
No ano passado, foram registados 30 mil incidentes com drones na Bélgica.
Leia Também: EUA ofereceram à Bélgica ajuda contra incursões de drones













