BE questiona MAI sobre presença em cerimónia da GNR durante tempestade

  • 06/02/2026

Numa pergunta dirigida ao ministério tutelado por Maria Lúcia Amaral, o deputado único do BE, Fabian Figueiredo, refere que a 30 de janeiro, dois dias após o pico da tempestade Kristin, a ministra justificou a sua ausência física no terreno, nomeadamente no distrito de Leiria, afirmando que o papel do ministério exige um "trabalho em contexto de invisibilidade, no gabinete".

 

"Contrariando a tese do confinamento ao gabinete para coordenação estratégica, registos fotográficos e jornalísticos comprovam que, no dia 28 de janeiro - precisamente quando o país enfrentava o auge da devastação e se contabilizavam as primeiras vítimas mortais - a Ministra da Administração Interna presidiu a uma cerimónia no Quartel do Carmo, em Lisboa", escreve o deputado.

A presença da ministra nesta cerimónia foi hoje avançada pelo jornal Correio da Manhã.

O bloquista continua, referindo que esta cerimónia se destinou à promoção de oficiais generais e entrega de espadas, bem como à tomada de posse do Inspetor da Guarda e do Comandante do Comando Operacional, contando também com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Ribeiro.

"A manutenção desta agenda institucional perante uma emergência nacional levanta questões críticas sobre a gestão de prioridades", critica o deputado.

Fabian Figueiredo salienta ainda que "a gestão da comunicação digital da Guarda Nacional Republicana surge como um elemento adicional de preocupação".

"Após ter publicado momentos da referida cerimónia nas suas redes sociais, a GNR procedeu à eliminação desses conteúdos poucas horas depois. A justificação oficial de que a publicação "fazia pouco sentido" no contexto de luto e tragédia não apaga a suspeição de que houve uma tentativa deliberada de ocultar a presença da tutela numa cerimónia festiva enquanto o país colapsava", critica o bloquista.

O BE enviou aos jornalistas um 'link' para uma publicação de Paulo Ribeiro desse dia, na rede social Facebook, sobre a cerimónia, que se encontra atualmente indisponível. Nas redes sociais do MAI não foram publicados registos da cerimónia.

No Facebook e Instagram da GNR foi publicada, a 28 de janeiro, uma fotografia da ministra a condecorar a Brigadeiro-General Carla Tomé Domingos, que se tornou nesse dia a primeira mulher promovida a Oficial General.

Fabian Figueiredo pergunta a Maria Lúcia Amaral por que razão esta cerimónia não foi cancelada e se considera que a sua participação se enquadra no "trabalho de informação, reflexão, planeamento e coordenação" em "contexto de invisibilidade" que invocou para justificar a sua ausência das zonas afetadas.

O bloquista quer saber quem detinha o comando operacional e político da resposta à tempestade Kristin enquanto os governantes estavam na cerimónia, e se os dois foram alvo de alguma " dispensa formal ou autorização expressa, concedida pelo primeiro-ministro, que os desonerasse das suas funções de coordenação estratégica ou da sua obrigatória permanência - física ou remota - junto do CORGOV (Centro de Operações e Resposta do Governo)".

O deputado único do BE também quer saber se o ministério tem conhecimento de "alguma instrução, direta ou indireta, dada à GNR para apagar as publicações relativas à cerimónia do dia 28 de janeiro" e como é que a tutela garante "que esta remoção de conteúdos não constitui uma tentativa de manipulação da opinião pública sobre a atividade da tutela durante a crise".

Além desta situação, na pergunta ao Governo, Fabian Figueiredo volta a visar Paulo Ribeiro por, no mesmo dia, ter utilizado "canais de comunicação para promover a sua recandidatura partidária à distrital do PSD de Setúbal" -- crítica já feita pelo bloquista numa outra pergunta dirigida à MAI.

Leia Também: IL pede saída da MAI por mostrar "completo desnorte" na gestão da crise

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2934612/be-questiona-mai-sobre-presenca-em-cerimonia-da-gnr-durante-tempestade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes