BE questiona Governo sobre saída do país do comandante da Proteção Civil

  • 05/02/2026

Numa pergunta dirigida ao Ministério da Administração Interna, o deputado único bloquista, Fabian Figueiredo, lembra que a tempestade Ingrid atingiu o país a 23 de janeiro, provocando uma vítima mortal, e que "apesar deste andecedente crítico e da chegada iminente da tempestade Joseph", o comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, esteve em Bruxelas entre os dias 26 e 28 para uma formação.

 

"Embora o comandante tenha alegado que o briefing do IPMA de 25 de janeiro nada antevia sobre a Kristin, a verdade é que o país já estava sob o efeito de sucessivas frentes", argumenta o bloquista.

Na quarta-feira, o comandante nacional da Proteção Civil recusou que a sua ausência do país na semana passada tenha tido qualquer impacto nas decisões tomadas para fazer face à depressão Kristin e avançou que foi comunicada ao presidente da entidade.

Contudo, Fabian Figueiredo quer saber como é que a tutela justifica a saída do país e se a ministra, Maria Lúcia Amaral, foi avisada e se autorizou a saída.

No plano político, Fabian Figueiredo visa ainda a conduta do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Ribeiro, que no dia 28 de janeiro, enquanto decorria a tempestade Kristin, "utilizou canais de comunicação para promover a sua recandidatura partidária à distrital do PSD de Setúbal".

"Este comportamento, justificado com um alegado envio «automático», revela uma falha na gestão de prioridades num momento em que a estrutura da Administração Interna e da Proteção Civil deveria estar absolutamente concentrada na mitigação de riscos e no apoio às populações", argumenta o deputado.

O bloquista questiona a ministra sobre este episódio mas também sobre as qualificações deste governante para o cargo que ocupa, afirmando que o secretário de Estado "possui um percurso académico e profissional somente na área jurídica e na contratação pública".

Fabian Figueiredo quer ainda saber que medidas de "reforço da competência técnica e da prontidão de liderança foram ou serão tomadas para garantir que, em futuros cenários de emergência ou gestão de risco, a estrutura de comando não seja deixada em regime de substituição ou de distanciamento geográfico".

Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Deslocação a Bruxelas durante tempestades? "Esperada uma semana normal"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2933716/be-questiona-governo-sobre-saida-do-pais-do-comandante-da-protecao-civil#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes