BdP encomenda auditoria externa e adota medidas anti-corrupção

  • 14/01/2026

 

 

O objetivo da auditoria é identificar eventuais fragilidades nos procedimentos do banco central, de maneira a reforçar os mecanismos de controlo e prevenir a corrupção interna, de acordo com as melhores práticas internacionais.

A medida consta do relatório de avaliação intercalar do plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas do BdP, hoje divulgado, e foi tomada na sequência das operações policiais "Nexus" e "Pactum", ocorridas em 2025, que resultaram na constituição de dois funcionários do BdP como arguidos por suspeita da prática dos crimes de corrupção passiva e participação económica em negócio.

De acordo com o relatório, o banco central decidiu criar um orgão consultivo para acompanhar os procedimentos internos de compras de valor superior a 150 mil euros, atualizar o regulamento de compras e da plataforma de acompanhamento de contratos, e tornar obrigatória a formação em contratação pública para os cerca de 60 trabalhadores com funções de gestão de compras na instituição.

O novo orgão consultivo será composto por um administrador do BdP e por representantes de vários departamentos do banco.

As outras medidas do BdP para reforçar a prevenção e mitigação dos riscos de corrupção passam pela revisão dos procedimentos para aquisições nas áreas de informática e de telecomunicações, rotação de coordenadores do departamento de Sistemas de Informação e ainda pela criação de uma equipa interdepartamental para acompanhar as compras de bens e serviços nesta área.

Na sequência da operação policial "Pactum", o funcionário constituído arguido está em prisão domiciliária e encontra-se suspenso das suas funções no BdP.

O outro arguido, ex-diretor do departamento de Sistemas de Informação, constituído arguido no âmbito da operação "Nexus", com termo de identidade e residência, mantém-se ao serviço do banco central, embora com funções diferentes das anteriormente exercidas.

A direção do departamento de Sistemas de Informação, composta por diretor e diretor-adjunto à data das buscas policiais, foi afastada dessas funções e integrada noutras áreas do banco. Também os coordenadores de compras foram objeto de rotação no cargo.

A operação "Nexus" está relacionada com a alegada corrupção e fraude na aquisição de sistemas informáticos à empresa Decunify. A diretoria do Norte da Polícia Judiciária e o Ministério Público identificaram pelo menos dez entidades públicas lesadas por este esquema, incluindo, além do BdP, a Universidade do Porto e o INEM.

A operação "Pactum" envolveu buscas em vários organismos públicos em Lisboa, Porto e Braga, por suspeitas relacionadas com a aquisição de serviços informáticos entre 2017 e 2025.

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2919402/bdp-encomenda-auditoria-externa-e-adota-medidas-anti-corrupcao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes