BdP alerta para risco de concentrar infraestruturas tecnológicas
- 18/11/2025
Álvaro Santos Pereira disse, na intervenção de abertura na 8.ª edição do Grande Encontro Banca do Futuro, organizada pelo Jornal de Negócios, que a fragmentação da cadeia de valor bancária traz riscos e que, paradoxalmente, "coexiste com uma concentração de infraestruturas tecnológicas".
"O setor financeiro depende de cada vez mais de um número limitado de prestadores de serviços, 'cloud computing' e plataformas de Inteligência Artificial (IA)", sinalizou, dependência que "cria pontos de vulnerabilidade sistémica".
Santos Pereira alertou assim que uma só falha nestes prestadores de serviços "pode paralisar várias instituições financeiras".
O governador sinalizou, também, que já têm sido elaborados regulamentos nos últimos tempos que "procuram mitigar" estes riscos.
Nesta intervenção, o responsável falou ainda sobre o papel da IA, apontando que esta "permite aprofundar modelos de risco, o atendimento e aconselhamento aos clientes, a recomendação de produtos ou serviços e até mecanismos de deteção de fraude".
No entanto, defendeu que são necessários "modelos de governação seguros, transparentes e eficazes" para lidar com a IA.
Leia Também: Ucranianos suspeitos de sabotagem na Polónia, diz Donald Tusk













