BD japonesa "Dan Da Dan" entre novidades da editora Devir até março
- 15/01/2026
Entre as novidades para o primeiro trimestre de 2026, a Devir dá destaque a esta BD que começou a ser publicada originalmente em 2021 e que foi adaptada para série de animação, acessível atualmente em 'streaming' na plataforma Netflix.
De acordo com a Devir, a 16 de fevereiro sairá o primeiro volume, seguindo-se outro a 16 de março. No Japão, a série foi a terceira mais vendida em 2025.
"Dan da Dan" mistura ação e comédia e é protagonizada por adolescentes com poderes paranormais, em particular Momo Ayase e Okarun, e cujas aventuras terão já rendido mais de 10 milhões de exemplares vendidos.
"A série insere-se na chamada 'new wave shonen', marcada por abordagens visuais inovadoras, escrita emocionalmente intensa e cruzamentos de género que rompem com estruturas narrativas" e retrata temas centrais da cultura japonesa, como "juventude, tecnologia, identidade e ansiedade contemporânea", refere a editora em nota de imprensa.
Além de "Dan Da Dan", o trimestre editorial da Devir vai contar com os dois últimos volumes da "Coleção Angoulême" - títulos premiados naquele festival francês de banda desenhada: este mês sai "O Gosto do Cloro", de Bastien Vivès, e em fevereiro "Kiki de Montparnasse", de Catel Muller e José-Louis Bocquet.
A edição destes dos volumes chegou a ser anunciada pela Devir para o final de 2025, mas só agora são lançados.
Bastien Vivès, autor de "Polina" e "Uma irmã" - ambos editados em Portugal - estará em abril em Portugal, integrado na programação da Comic Con Portugal, a convenção de cultura pop em Santa Maria da Feira.
O autor francês esteve envolto em polémica em 2023 e viu uma exposição cancelada no festival de Angoulême, depois de ter sido acusado por duas organizações não governamentais de incitar à pornografia infantil e ao incesto através das obras de banda desenhada.
Na altura, a agência France-Presse lembrava que as bandas desenhadas "mais controversas de Bastien Vivès retratam menores em cenas de sexo, algumas das quais com contornos incestuosos", embora o autor tenha negado tais acusações.
Em março, a Devir publicará "Guia do Mau Pai", do autor canadiano Guy Delisle, que tem já várias obras publicadas em Portugal, nomeadamente "Pyongyang -- Uma viagem à Coreia do Norte" e "Crónicas de Jerusalém".
"Guia do Mau Pai" é uma obra autobiográfica que "reúne pequenas histórias do quotidiano da paternidade, observadas com ironia, sensibilidade e uma honestidade desarmante", escreveu a Devir.
Do japonês Junji Ito, de quem têm sido publicados vários títulos no mercado nacional, sairá este mês "As angústias amorosas dos mortos", com dez histórias "onde explora os limites da obsessão amorosa utilizando elementos sobrenaturais e macabros".
Para 2026, a Devir promete ainda terminar a publicação de várias coleções de banda desenhada: "Monster", de Naoki Urasawa, "Boa Noite Punpun", de Inio Asano, "Crianças do Mar", de Daisuke Igarashi, e "Kenshin", de Nobuhiro Watsuki.
Leia Também: Cartoonista Scott Adams, criador de "Dilbert", morre aos 68 anos













