BCE. Banqueiros portugueses veem com bons olhos candidatura de Centeno

  • 18/11/2025

 

 

Durante a conferência "Grande Encontro Banca do Futuro", realizada hoje em Lisboa, os gestores do BPI, Millennium BCP, Caixa Geral de Depósitos e Santander foram questionados se o ex-governador do Banco de Portugal é um possível bom candidato e se o executivo de Luís Montenegro deve apoiá-lo.

O presidente executivo do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, afirmou ser "importante" haver "um português em qualquer lugar de destaque na Europa" e, por isso, entende que o Governo "deve sempre apoiar qualquer português num lugar importante na Europa".

"Precisamos de mais pessoas em lugares importantes, nos lugares de decisão, para termos influência", disse.

O presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, Miguel Maya, embora discorde que ter um nome português seja, por si só, uma condição suficiente, vê a candidatura do ex-ministro das Finanças como uma boa aposta para o BCE.

Na sua perspetiva, são necessárias "pessoas boas [em primeiro lugar], pessoas boas portuguesas em segundo lugar", sendo importante ter responsáveis competentes a servir o projeto europeu. Se um responsável estiver em igualdade de circunstâncias em competência com uma pessoa de outra nacionalidade, aí sim prefere "de longe o português".

Quanto a Centeno, o CEO do BCP disse que "é um bom nome" para exercer essa função.

Também Francisco Cary, vice-presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD), vê Centeno um bom nome.

"Acredito que o dr. Mário Centeno tem o currículo, tem a experiência, tem a capacidade", disse, ressalvando que não conhece quem são os restantes candidatos e que concorda com a "visão intermédia" de que o importante é ser um bom candidato e que "não é por ser português [que] necessariamente deve ser promovido".

"Ter pessoas com melhor conhecimento da realidade portuguesa em lugares-chave nos centros de decisão europeus tendencialmente ajudará também a perceber o que são, em alguns casos, os desafios específicos de Portugal e das instituições portuguesas em determinados momentos", disse.

O presidente executivo do Santander, Pedro Castro e Almeida, afirmou igualmente fazer "todo o sentido" Portugal posicionar-se nesta corrida.

"Parto do princípio de que quem está candidato [como português] a qualquer cargo tem a capacidade para exercer esse cargo", disse, frisando que "não há meias medidas" e que "faz todo o sentido" a agenda do Governo promover a presença de portugueses em cargos europeus.

Mário Centeno foi governador do banco central português entre julho de 2020 e outubro de 2025, depois de ser ministro das Finanças nos Governos de António Costa entre novembro de 2015 e junho de 2020.

Enquanto governante, foi presidente do Eurogrupo entre 2018 e 2020, tendo igualmente sido presidente do Conselho de Governadores do Banco Europeu de Investimento entre 2017 e 2018.

Leia Também: Rita Ora exibe tatuagens nas costas em deslumbrante vestido de veludo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2890244/bce-banqueiros-portugueses-veem-com-bons-olhos-candidatura-de-centeno#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes