Bayern Munique bate Colónia e sobrevive a susto para descolar no topo
- 14/01/2026
Linton Maina adiantou os anfitriões, aos 41 minutos, mas Serge Gnabry, aos 45+5, o sul-coreano Kim Min-jae, aos 71, e o suplente Lennart Karl, aos 84, ripostaram para os bávaros, que juntam 15 vitórias e dois empates.
O Bayern Munique já tinha alcançado esses números em 2013/14, quando, sob orientação do espanhol Pep Guardiola, atual treinador dos ingleses do Manchester City, fez 44 golos em 17 jornadas, abaixo do recorde de 66 da equipa comandada pelo belga Vincent Kompany, à média de 3,88 por jogo.
O português Raphaël Guerreiro foi lançado aos 88 minutos, ao contrário do compatriota David Daiber, numa noite em que o recordista de títulos de campeão alemão, com 34, passou a acumular 47 pontos em 51 possíveis.
Vencedor de 12 das últimas 13 edições da Bundesliga, o Bayern Munique é perseguido à distância pelo Borussia Dortmund, segundo classificado, com 36 pontos, que triunfou na terça-feira na receção ao Werder Bremen (3-0).
O Leipzig derrotou em casa o Friburgo (2-0), num resultado construído pelo húngaro Willi Orbán (53 minutos) e pelo brasileiro Rômulo (56), e quebrou uma série de duas derrotas, estando na terceira posição (menos um jogo).
Os 'touros' levam os mesmos 32 pontos do Estugarda, quarto, que venceu no dia anterior na receção ao Eintracht Frankfurt (3-2), no início da ronda.
Apesar de ter um duelo em atraso, o Hoffenheim subiu provisoriamente a quinto, com 30 pontos, ao bater em casa o Borussia Mönchengladbach (5-1), beneficiando de três golos ainda na primeira parte do croata Andrej Kramaric, o primeiro dos quais na conversão de uma grande penalidade.
Relegado para a zona de despromoção na véspera, por causa da vitória caseira do Mainz ante o Heidenheim (2-1), o St. Pauli perdeu fora com o Wolfsburgo (2-1), num jogo decidido perto do fim por Dzenan Pejcinovic.
Os três últimos colocados têm 12 pontos, a dois dos lugares de salvação, mas, devido ao saldo de golos, o penúltimo St. Pauli (menos uma partida) e o lanterna-vermelha Heidenheim ocupam as duas posições de descida, enquanto o Mainz é 16.º, em vaga de acesso ao play-off de permanência.
A 17.ª ronda da Liga alemã continua na quinta-feira, com a visita do Union Berlim ao Augsburgo, mas só vai terminar quando o Hamburgo receber o vice-campeão Bayer Leverkusen, num jogo que foi adiado no dia anterior, face às condições climatéricas adversas, e ainda não conhece nova data.
Já na 16.ª jornada, a primeira desde a paragem de inverno, os desafios entre St. Pauli e Leipzig e do Werder Bremen com o Hoffenheim também foram remarcados, por questões de segurança inerentes à neve e ao gelo.














