Batalha recorre a empresa para evitar furto de combustível de geradores

  • 03/02/2026

"Montámos os nossos geradores das águas, colocámos combustível para o seu funcionamento, para os furos de captação e estação de tratamento, e passadas algumas horas já estavam sem combustível", explicou André Sousa à agência Lusa, referindo que a situação aconteceu após a passagem da depressão Kristin que causou muitos estragos e prejuízos no concelho.

 

Por isso, acrescentou, a seguir recorreu-se a voluntários, juntamente com a GNR, para "guardar esses mesmos geradores", o que permitiu "normalizar o fornecimento de água", que está, agora, a "funcionar a 90%".

"Tivemos vários carros a passar durante a noite, não identificámos nenhum furto em concreto, mas claramente o papel dos voluntários foi fundamental nessa guarda noturna durante o fim de semana", afirmou.

O autarca do distrito de Leiria acrescentou que, agora, está uma "empresa privada de segurança a fazer esse trabalho em conjunto com a GNR".

André Sousa disse que aos poucos a normalidade começa a chegar ao concelho, as escolas já estão abertas, mas, acrescentou, "quase metade do concelho" ainda está sem eletricidade.

"E tem sido esse o nosso foco", frisou, referindo que se está também a proceder à limpeza dos caminhos florestas num trabalho em parceria com a E-Redes com o objetivo de "encontrar alternativas".

O município realizou na segunda-feira três sessões de esclarecimento dirigidas à população, para tirar dúvidas, falar sobre o fornecimento de energia e rede, e ouvir as necessidades da comunidade.

"Além de esclarecermos as dúvidas e informarmos sobre o trabalho que está a ser feito no terreno, é muito importante para nós ouvir as pessoas e perceber o que estão a sentir e as suas principais dificuldades", referiu, citado em comunicado, André Sousa.

Nas reuniões participaram os comandantes da GNR e dos bombeiros voluntários da Batalha e presidentes de junta de freguesia, estando previstas mais iniciativas do género em zonas onde ainda não foi reposta a eletricidade.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: AO MINUTO: "Terra mais desprezada que há"; Portagens: Quais os troços?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2931931/batalha-recorre-a-empresa-para-evitar-furto-de-combustivel-de-geradores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes