Bastonário defende lista de advogados oficiosos para megaprocessos

  • 26/01/2026

"A nossa proposta é uma lista de advogados que estejam, diria, de plantão nesses megaprocessos, que possam assistir às sessões, que possam consultar os processos e que estejam prontos a entrar em qualquer momento para substituir, caso a juíza o decida, porque o que nós não queremos é uma defesa de papel", disse.

 

À margem do lançamento da Carteira Digital da Empresa no Palácio da Bolsa, no Porto, onde esteve a ministra da Justiça, João Massano disse que os advogados oficiosos têm sido, até agora, aproveitados para uma "defesa de papel" que não resolve nada porque não conhecem o processo.

"Imaginem o que é se vos dessem milhares e milhares de páginas para ler e dissessem agora defenda o arguido", exemplificou.

Para que esta solução seja adotada, João Massano revelou que falta o aval do Governo e do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) porque "alguém vai ter de pagar a esses advogados".

O bastonário assumiu que a proposta foi impulsionada pela Operação Marquês, que está a julgar o ex-primeiro-ministro José Sócrates, mas não só.

"Nós estamos centrados num único julgamento, que é o Marquês, obviamente, mas não é só para ele que nós queremos fazer isto", reforçou.

O objetivo é que haja, ao mesmo tempo, celeridade e defesa efetiva dos arguidos, garantiu.

"Claro que nós não estamos a dizer que, de repente, vamos resolver os problemas, mas o que nós não queremos é que seja atirada lama para cima dos oficiosos", assinalou.

Os advogados não querem parar os processos, mas sim que a justiça funcione, equilibrando, quer as garantias da defesa, quer a celeridade processual, insistiu.

Esta solução poderá evitar as multas que não vão resolver nada, considerou o bastonário da Ordem dos Advogados.

E acrescentou: "Alguém acredita que uma multa, por exemplo, no caso do processo Marquês vai impedir a utilização dos pedidos dilatórios? Não".

Para João Massano, as multas só vão agravar o fosso entre os ricos e os pobres porque os ricos vão estar à vontade para pagar multas e os pobres não.

Leia Também: Cortes de energia? Seixal e Ordem dos Advogados vão dar apoio jurídico

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2926365/bastonario-defende-lista-de-advogados-oficiosos-para-megaprocessos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes