Bardella: Portugal tornar-se-ia "parceiro sólido" com vitória de Ventura

  • 20/01/2026

Em declarações à agência Lusa à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu, que se realiza esta semana em Estrasburgo, Jordan Bardella disse estar "muito orgulhoso" com a eleição de André Ventura para a segunda volta das presidenciais e reiterou o apoio à sua candidatura.

 

"Espero que o André ganhe e que tenhamos a oportunidade de, daqui a algumas semanas, juntarmo-nos a ele nas instâncias europeias", afirmou Jordan Bardella, referindo-se às eleições presidenciais francesas, em 2027, às quais será candidato caso a justiça francesa confirme que Marine Le Pen não se pode candidatar.

Jordan Bardella, que é também presidente do grupo político europeu Patriotas pela Europa, integrado pelo Chega, disse "partilhar muitas posições" com Ventura, designadamente em termos de "orgulho nacional, de defender os interesses nacionais e quanto à urgência de controlar a imigração".

"Por isso, [caso André Ventura ganhe as presidenciais] Portugal tornar-se-ia um parceiro extremamente sólido", referiu.

Questionado se, caso seja eleito Presidente da República francesa em 2027, seria favorável para as relações entre a França e Portugal ter André Ventura como homólogo, Bardella respondeu: "Seria não só favorável, como desejável".

"É desejável para Portugal, para a Europa das nações. A França é um país que tem vários cidadãos franceses de origem portuguesa e acho que eles também estão orgulhosos em ver o André a representar as cores do seu país nesta eleição", afirmou.

Bardella elogiou André Ventura por, "em poucos anos, ter conseguido a proeza de criar um movimento patriota, livre e soberano em Portugal".

"Talvez fosse um dos últimos países da Europa Ocidental em que ainda não se falava sobre posições patriotas em eleições. Ele fez muito pelo seu país, é um patriota sincero e espero que ganhe as eleições", afirmou.

Seguro e Ventura vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais, em 08 de fevereiro, depois de, no domingo, o candidato apoiado pelo PS ter conquistado 31% dos votos e o líder do Chega ter obtido 23%.

Em terceiro lugar ficou Cotrim Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal, com 16%, à frente de Gouveia e Melo, com 12%, e de Marques Mendes, apoiado pelo PSD e CDS, com 11%.

À esquerda, Catarina Martins (BE) teve 2%, António Filipe (PCP) teve, 1,6% e Jorge Pinto (Livre) 0,6%, que ficou abaixo do cantor Manuel João Vieira que conseguiu 1%. O sindicalista André Pestana recolheu 0,2% e Humberto Correia 0,08%.

Líderes populistas e de extrema-direita felicitam Ventura

Líderes populistas e de extrema-direita felicitam Ventura

Líderes populistas e de extrema-direita da Europa e do Brasil felicitaram hoje o candidato André Ventura, apoiado pelo Chega, pela passagem à segunda volta das eleições presidenciais portuguesas.

Lusa | 00:42 - 19/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2922847/bardella-portugal-tornar-se-ia-parceiro-solido-com-vitoria-de-ventura#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes