Barcelona faz Alavés pagar fatura da desilusão europeia e lidera La Liga
- 29/11/2025
O Barcelona somou, este sábado, uma suada vitória, por 3-1, na receção ao Alavés, em jogo da 14.ª jornada da La Liga.
No dia do 126.º aniversário, os adeptos catalães certamente não estavam à espera de verem a sua equipa a sofrer um golo ainda no primeiro minuto de jogo. Na sequência de um canto, Ibanez surgiu isolado na cara de Joan García e desviou o esférico para o fundo das redes.
Durou pouco a alegria dos visitantes. Aos 8', Raphinha cruzou para o interior da área, encontrando Lamine Yamal, que fez o mais fácil. Foi a estreia a marcar do jovem extremo espanhol, de 18 anos, no Camp Nou. O camisola 10 é a grande esperança do clube para a nova era.
O Alavés voltou a pregar um valente susto. Aos 24', Jonny Otto ficou surpreendido com a rápida reação de Joan García entre os postes, negando a festa do adversário em cima da linha de golo.
Aos 26', Raphinha voltou a estar envolvido em novo golo dos locais, desta feita apontado por Dani Olmo, que soube dar resposta a um cruzamento atrasado do companheiro.
Antes do intervalo, Lamine Yamal teve o 3-1 nos pés, mas o remate saiu fraco.
A segunda parte foi jogada com menor velocidade. O resultado em aberto dava esperança ao Alavés, que tentou usar a arma da bola parada para surpreender o Camp Nou.
Na reta final do encontro, o inspirado Joan Garcia voltou a ser decisivo para corrigir o mau posicionamento da linha defensiva, com uma defesa, com o pé direito, no cara a cara com Jon Guridi. O lance foi invalidado por fora de jogo, mas a revisão do VAR iria confirmar o golo, devido ao facto de Alejandro Baldé colocar toda a gente em jogo.
Nas bancadas, os adeptos do Barcelona sentiram que a equipa precisava de apoio e fizeram questão de entoarem cânticos.
Com quatro minutos de compensação, o Alavés tentou chegar ao empate, mas os jogadores do Barcelona não tiveram receio de perderem tempo na reposição da bola. Aos 90'+3, a machada final no encontro. Dani Olmo combinou com Lamine Yamal, que devolveu a bola ao compatriota espanhol, que assinou o segundo golo da conta pessoal. No banco de suplentes, Hansi Flick não escondeu o alívio, com uma celebração efusiva junto do restante staff técnico.
Os catalães deram uma 'tímida' resposta ao pesado desaire (0-3) a meio da semana, com o Chelsea, no Stamford Bridge, para a Liga dos Campeões. Ainda assim, com esta vitória, o Barcelona subiu, à condição, ao primeiro lugar da La Liga, com 34 pontos, mais dois que o Real Madrid, que vai a jogo este domingo no terreno do Girona.
Na próxima jornada, o Camp Nou será palco do Clássico entre Barcelona e Atlético de Madrid, quarto classificado com 28 pontos.
Por sua vez, o Alavés, na 14.ª posição, vai receber a Real Sociedad, do português Gonçalo Guedes.
Leia Também: Do conforto ao sofrimento. Phil Foden salva Manchester City de descalabro













