Bar mais pequeno da Noruega tem 115 anos e apenas 3,6 metros. Conheça-o
- 13/01/2026
No epicentro do turismo boreal da Noruega é possível encontrar um dos bares mais pequenos do país. Este sobressai não só pelo seu tom amarelo, mas também pelas longas filas que se fazem à porta diariamente.
Aberto desde 1911 na cidade de Tromsø, o espaço tornou-se num ícone mundial.
Segundo a atual proprietária, Victoria Siri, o espaço nasceu como uma banca de rua clássica, onde se vendiam jornais, sacos de snacks, algumas bebidas, gelados — na época de verão — e, acima de tudo, doces e chocolates.
Na época, acrescenta, havia três espaços semelhantes na cidade, mas apenas o Raketten se manteve vivo ao longo dos anos, tendo sobrevivido a vários momentos marcantes, incluindo duas guerras mundiais e um incêndio devastador na cidade, que em 1969, o tornou num espaço histórico e protegido pelo governo local.
A sua criadora foi Margit Løkke, uma das poucas mulheres empreendedoras em 1911.
"Transformámos o Raketten no motor social da cidade, num local alegre, com bom ambiente e muitas pessoas ao redor", salienta Victoria, referindo que o negócio tem sucesso não só a nível local, como global.
"Não somos assim tão grandes na vida real, mas na Internet somos gigantes", recorda, entre risos, Vitoria, salientando que se trata de um espaço de apenas 3,6 metros que lhe valeu, inclusive, o título de bar mais pequeno da Noruega.
No seu interior, preparam-se para venda vinho quente e a sua estrela gastronómica: cachorros-quentes de rena, uma das carnes mais populares no norte do país, que são servidos com duas linhas de ketchup e mostarda.
Sem sair do seu lugar, percorra a galeria de imagens disponível acima, e conheça este mítico espaço.
Leia Também: Como costuma dormir? As vantagens (e os perigos) das diferentes posições













