Banco Mundial mobiliza 2,1 mil milhões de euros Moçambique (até 2031)

  • 26/01/2026

"Este novo CPF é uma mudança seletiva no envolvimento com Moçambique para refletir o nosso foco específico no emprego", disse o diretor da Divisão do Banco Mundial para Moçambique, Madagáscar, Maurícias, Seicheles e Comores, Fily Sissoko, citado num comunicado enviado hoje à Lusa.

 

"Ao concentrarmo-nos em corredores económicos e setores com elevado potencial de criação de emprego, como a energia, o agronegócio e o turismo, pretendemos mobilizar cerca de 2,5 mil milhões de dólares durante o período do CPF para ajudar Moçambique a transformar a sua riqueza natural em oportunidades tangíveis e melhores empregos, especialmente para os jovens e as mulheres", acrescenta ainda o responsável.

O programa do Banco Mundial para os próximos cinco anos em Moçambique prevê a mobilização de instrumentos de financiamento por parte das várias entidades do Grupo, incluindo garantias, apoio ao setor privado e serviços de consultoria para o lançamento de projetos no país.

"Durante este novo ciclo de parceria, serão mobilizados instrumentos financeiros de todo o Grupo Banco Mundial para ajudar a atrair investimento privado, incluindo garantias, financiamento misto e serviços de consultoria, nomeadamente através de iniciativas emblemáticas como a Mission 300 e a AgriConnect", ligadas à eletricidade e à agricultura.

A nova estratégia do Banco Mundial para este país africano lusófono "centra-se na energia, no agronegócio e no turismo, ao mesmo tempo que desenvolve uma força de trabalho qualificada, reforça a estabilidade macroeconómica e aborda a fragilidade", para reforçar a estabilidade macroeconómica e orçamental, melhorar as competências da força de trabalho, expandir o acesso à energia e dinamizar os corredores económicos, e aumentar os empregos liderados pelo setor privado".

Para além dos 2,5 mil milhões de dólares, o Banco Mundial aprovou também o acesso de Moçambique a cerca de 450 milhões de dólares (cerca de 380 milhões de euros) da Janela de Prevenção e Resiliência, destinados "à prevenção e redução de conflitos, prevenção de fatores de fragilidade e construção de uma estabilidade mais ampla nos próximos anos", e já anunciado na semana passada pelo Ministério das Finanças moçambicano.

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2926298/banco-mundial-mobiliza-2-1-mil-milhoes-de-euros-mocambique-ate-2031#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes