Avião bombardeiro americano novamente avistado perto da Venezuela
- 24/10/2025
Negado pelo presidente americano, este voo ocorre num contexto de operações militares conduzidas pelos Estados Unidos nas Caraíbas em nome da luta contra o narcotráfico. Estas operações são denunciadas por Caracas como uma campanha destinada a desestabilizar o poder do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Os dados do site especializado Flightradar24 mostraram que um B-1B voou hoje à tarde em direção à costa venezuelana antes de dar meia-volta.
"Isso é falso", assegurou Donald Trump, questionado durante um evento na Casa Branca, acrescentando que os Estados Unidos estavam "descontentes com a Venezuela por muitas razões".
Na semana passada, bombardeiros B-52, baseados nos Estados Unidos, já tinham voado perto da costa venezuelana durante várias horas.
Donald Trump deslocou para a região caças e navios, no âmbito do que apresenta como uma operação de combate ao narcotráfico.
Após ter realizado ataques a barcos que alega estarem ligados ao tráfico de drogas nas Caraíbas, os Estados Unidos alargaram esta semana esta campanha ao oceano Pacífico.
No total, Washington reivindicou nove ataques deste tipo nas últimas semanas, causando pelo menos 37 mortos.
A legalidade destas operações é amplamente posta em dúvida pelos especialistas. Esta campanha também intensificou as tensões entre a administração Trump e o presidente colombiano de esquerda, Gustavo Petro.
Leia Também: Mais de mil pessoas detidas por motivos políticos na Venezuela













