Autocarro com crianças e idosos fica preso na neve em Castro Daire
- 03/02/2026
Um autocarro que transportava crianças e idosos ficou preso, esta manhã, na Estrada Municipal (EM) 550, devido à neve que caiu na Serra de Montemuro, na zona de Castro Daire, no distrito de Viseu.
Segundo o que fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões disse à Lusa, a EM 550, que liga Pinheiro a Castro Daire, ficou cortada devido à queda de neve durante a noite.
De acordo com a SIC Notícias, as pessoas idosas foram retiradas do interior do autocarro para carros de bombeiros que se encontram no local.
O motorista, em declarações ao mesmo meio, referiu que quando começou a subir a estrada não estava a contar com a neve, dizendo que a zona mais baixa estava transitável.
"Em baixo estava húmida [a estrada], estava transitável. Já tinham passado carros, [a estrada] estava gelada", começou por explicar, acrescentando que o autocarro começou a fugir e não deu para continuar a viagem.
O motorista disse ainda que, no interior do veículo, estavam entre 25 a 30 passageiros (idosos e crianças). Afirmou também que está habituado a fazer aquela estrada, mas como, este ano, nunca tinha visto, tendo em conta a queda de neve ao longo de vários dias.
"Vêm aí os bombeiros que vão levar os miúdos para casa e eu vou aguardar que venha o limpa-neves para tirar o autocarro daqui", explicou.
A mesma fonte acrescentou que não se encontra cortada mais qualquer estrada devido à queda de neve na zona da Serra de Montemuro.
De notar que há vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores que estão sob avisos devido ao vento, chuva, agitação marítima e queda de neve devia a uma nova depressão, segundo o IPMA.
Portugal continental irá começar a sentir os efeitos da depressão Leonardo "inicialmente com a aproximação ao Baixo Alentejo e Algarve de um sistema frontal a ela associado, a partir do final da tarde" de hoje, "com precipitação persistente e por vezes forte e rajadas de vento que podem atingir 75 quilómetros/hora no litoral a sul do Cabo Mondego e 95 quilómetros/hora nas terras altas".
O sistema frontal irá estender-se gradualmente às outras regiões do continente durante quarta-feira, prevendo-se que "o período com valores acumulados de precipitação mais elevados e vento mais intenso seja na noite" de quarta para quinta-feira.
Devido a esta previsão do estado do tempo, o IPMA emitiu para os distritos de Faro, Setúbal e Beja aviso amarelo por causa da chuva por vezes forte e persistente entre as 18h00 de hoje e as 15h00 de quarta-feira e as 21h00 de quarta-feira e as 09h00 de quinta-feira.
O IPMA colocou também os distritos de Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente entre as 21h00 de quarta-feira e as 09h00 de quinta-feira.
Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Leiria vão estar também entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de quarta-feira com aviso amarelo e entre as 06h00 e as 15h00 de quinta-feira face ao vento forte esperado, prevendo-se rajadas até 70/80 km/h e até 95 km/h nas serras.
Por causa do vento forte com rajadas até 90 km/h e até 100 km/h nas serras, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga entre as 06h00 e as 15h00 de quinta-feira.
O IPMA colocou também os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga sob aviso laranja devido à queda de neve acima de 800/1000 metros até às 18h00 de hoje.
[Notícia atualizada às 09h46]














