Autarquia da Moita desativa Plano de Emergência Municipal

  • 09/02/2026

Na quinta-feira, na sequência da ativação do Plano de Emergência, no âmbito do alerta vermelho lançado pela Proteção Civil para o risco de inundações na zona da Bacia do Tejo, foram encerrados, por prevenção, as escolas e os equipamentos municipais.

 

Foram dadas também indicações para o encerramento e evacuação do comércio local e associações junto às zonas ribeirinhas e encerrados os serviços públicos considerados não essenciais.

Hoje, numa informação divulgada na rede social Facebook, a autarquia da Moita, anunciou a desativação do plano, acrescentando, contudo, que apesar disso as condições do tempo vão manter-se inconstantes pelo que deve ser mantida a vigilância.

"Nos próximos dias, para a região de Setúbal, são esperados períodos de chuva persistente, ainda que sem picos de intensidade, mas a permeabilidade dos solos e a continuidade de aumento dos caudais dos rios, são algumas das preocupações", refere a autarquia.

Neste sentido, a Câmara Municipal da Moita apela à população que mantenha uma atitude vigilante, evitando deslocações necessárias, sobretudo nas zonas ribeirinhas, que não atravesse zonas inundadas e que siga as informações oficiais.

No sábado, algumas estradas do concelho estiveram interrompidas devido a inundações.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Caldas de Penavoca com produção "totalmente parada" e sem perspetivas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2936070/autarquia-da-moita-desativa-plano-de-emergencia-municipal#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes