Autarca do Seixal reúne-se na quarta-feira com a Fertagus

  • 27/01/2026

Paulo Silva, que na passada semana tinha realizado a viagem entre duas estações de comboios no concelho, fez hoje o percurso entre as duas margens juntamente com um dos promotores de uma petição intitulada "Pela melhoria urgente do serviço da Fertagus e pelo fim dos atrasos e supressões constantes".

 

Em declarações à agência Lusa, o autarca do Seixal, concelho do distrito de Setúbal, explicou que o objetivo desta iniciativa de hoje foi aferir no local a realidade que a população do concelho vive diariamente para se deslocar para os empregos ou para as escolas, manifestando a intenção de repetir numa outra altura.

No dia 20 de janeiro, o autarca classificou como "desumana" a forma como os passageiros viajam nos comboios da Fertagus, com o registo de sobrelotação das carruagens e de atrasos no serviço, e exigiu do Governo e da empresa a tomada de medidas urgentes, tendo solicitado reuniões quer à empresa quer ao Ministério das Infraestruturas.

A reunião com a Fertagus decorrerá na quarta-feira, já quanto ao pedido dirigido ao Governo o autarca referiu que ainda não teve resposta.

Rui Rodrigues, um dos promotores da petição que tem já mais de 7.800 assinaturas, acompanhou hoje o autarca na viagem e defendeu que este é um problema que afeta as populações de vários concelhos, pelo que considera "que seria importante que os autarcas de Almada e Setúbal se associassem a esta chamada de atenção".

"Não resolvem o problema, mas dão visibilidade ao mesmo", frisou.

Na sexta-feira, três dias depois da primeira iniciativa do autarca do Seixal e de protestos por parte dos utentes, entre os quais a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul que solicitou esclarecimentos ao Governo e à Fertagus, a empresa emitiu um comunicado indicando que os constrangimentos registados no serviço resultam de vários fatores, entre os quais o crescimento acelerado da procura, limitações da infraestrutura ferroviária gerida pela Infraestruturas de Portugal e a ausência de material circulante.

A empresa adiantou que opera diariamente com 17 das suas 18 unidades quádruplas elétricas, não dispondo de material circulante adicional para reforço da oferta e que tem em curso trabalhos de adaptação técnica de duas carruagens adquiridas à Renfe, no âmbito de um projeto para a introdução de uma quinta carruagem nas atuais composições, mas que "o processo é complexo e pode demorar cerca de um ano e meio até à entrada em operação".

A Fertagus é a empresa que detém a concessão do transporte ferroviário de passageiros no denominado eixo norte-sul, que inclui a travessia da Ponte 25 de Abril, ligando os distritos de Lisboa e Setúbal, com 14 estações.

Dez estações situam-se na margem sul do Tejo (Setúbal, Palmela, Venda do Alcaide, Pinhal Novo, Penalva, Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal) e quatro na margem norte (Campolide, Sete Rios, Entrecampos e Roma-Areeiro).

Leia Também: Comboios da Fertagus com constrangimentos por anomalia na infraestrutura

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2926881/autarca-do-seixal-reune-se-na-quarta-feira-com-a-fertagus#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes