Autarca de Coimbra diz que municípios "necessitam de maior autonomia"

  • 13/12/2025

"Nós necessitamos de maior autonomia. Está consagrada constitucionalmente, como aqui já foi dito, mas é uma lei que define a constituição dos nossos gabinetes e isso não está bem", destacou.

 

Na sua intervenção no XXVII Congresso da ANMP, que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, Ana Abrunhosa, que lidera a autarquia de Coimbra desde outubro, depois de ter sido eleita pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), criticou o facto de ser uma lei a decidir a constituição dos seus gabinetes.

"Esta é uma interferência grosseira na nossa autonomia e podia continuar a dar exemplos de interferências grosseiras na nossa autonomia", acrescentou.

Ao novo presidente da ANMP, Pedro Pimpão, sugeriu que passe a convidar, para todos os Congressos, o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), bem como de de outras instituições que interferem nas decisões dos municípios.

"Nós somos eleitos e somos os primeiros a querer respeitar a lei, portanto, recusamos quem, a partir de Lisboa, pensa que sabe gerir melhor o território e pensa que respeita melhor a lei que os autarcas", afirmou.

Ana Abrunhosa, que já liderou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e foi ministra da Coesão Territorial, recordou que já esteve "do lado de lá".

"Nós recusamos ter pessoas que sistematicamente estão a responder a estas direções gerais, a estes institutos públicos. Isso viola a nossa autonomia", sustentou.

A autarca aproveitou ainda para aludir à questão da descentralização, assumindo que pretende continuar a receber competências, desde que venham acompanhadas dos meios adequados.

"Para isso é urgente que a descentralização seja monitorizada e acompanhada, é urgente reativar a Comissão de Acompanhamento da Descentralização, onde a Associação Nacional de Municípios tem assento", indicou.

A presidente da Câmara de Coimbra, que hoje foi eleita vice-presidente do Conselho Diretivo da ANMP, manifestou ainda ser urgente uma maior transparência das verbas dos impostos que o Governo recebe.

"É urgente que essa transparência venha na nova Lei das Finanças Locais, acompanhada por uma maior participação dos municípios nesses impostos", concluiu.

Leia Também: "Sem regiões administrativas, continuaremos com um país desigual"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2903839/autarca-de-coimbra-diz-que-municipios-necessitam-de-maior-autonomia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes