Austrália convida Herzog para visita após ataque a judeus em Sydney

  • 23/12/2025

O primeiro-ministro "informou o Presidente [israelita, Isaac] Herzog que, por recomendação do Governo australiano, o governador-geral da Austrália enviará, de acordo com o protocolo, um convite para visitar a Austrália o mais rapidamente possível", lê-se numa mensagem publicada por Anthony Albanese nas redes sociais.

 

O ataque terrorista aconteceu no dia 14, quando dois homens dispararam sobre uma multidão reunida para celebrar o Hanukkan, um evento da comunidade judaica, num parque perto daquela praia, um dos destinos turísticos mais movimentados e populares do país.

Quinze pessoas --- incluindo um dos agressores, identificado como Sajid Akram, pai do outro, Naveed --- morreram no local, e outras duas, uma menina de 10 anos e um homem de 40 anos, morreram posteriormente no hospital.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, classificou o ataque como um ato de terrorismo antissemita.

Os atacantes -- um homem, de 50 anos, que foi, entretanto, morto pelas autoridades que migrou para a Austrália em 1998 com um visto de estudante, e o seu filho, de 24 anos, nascido já na Austrália - lançaram também quatro engenhos explosivos artesanais contra a multidão, mas estes não detonaram.

Na sequência do ataque, o Governo australiano adotou uma série de reformas para reforçar o controlo de armas, dado que Sajid, de 50 anos, possuía licença para porte de arma, apesar de o seu filho, Naveed, ter sido investigado pelos serviços de informação por alegadas ligações a ideologias extremistas.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, já pediu desculpas à comunidade judaica pelo ataque, perpetrado durante o feriado do Hanukkah e ligado à ideologia do grupo terrorista Estado Islâmico.

Dois dias depois do atentado, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, exigiu que os governos ocidentais garantam a segurança das comunidades judaicas, e no domingo, o ministro dos Negócios Estrangeiros convidou os judeus dos países ocidentais a mudarem-se para Israel para escaparem ao "crescente antissemitismo".

Leia Também: Polícia australiana conclui que autores do massacre treinaram no país

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2908868/australia-convida-herzog-para-visita-apos-ataque-a-judeus-em-sydney#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes