Austrália anuncia investimento em estaleiro que vai construir submarinos nucleares

  • 15/02/2026

O pacto de defesa foi assinado em 2021 por Washington, Reino Unido e Austrália, com o objetivo de conter a influência da China no Pacífico, levando ao cancelamento de um mega contrato entre Camberra e a França.

 

O investimento inicial anunciado de 3,9 mil milhões de dólares australianos (2,4 mil milhões de euros) representa um investimento "crucial para fornecer à Austrália submarinos de propulsão nuclear equipados com armas convencionais", afirmou o líder num comunicado.

O acordo prevê que Camberra adquira uma frota de submarinos norte-americanos de última geração e o desenvolvimento conjunto de uma gama de tecnologias militares.

A longo prazo, o investimento no estaleiro naval está estimado em um total de 30 mil milhões de dólares australianos (18 mil milhões de euros).

O custo total, incluindo os submarinos, poderá aproximar-se dos 200 mil milhões de euros nos próximos 30 anos. A Austrália deverá também obter a tecnologia para construir os seus próprios navios no futuro.

Estes submarinos norte-americanos, cuja aquisição terá início em 2032, estarão no centro do projeto de Camberra para aumentar a capacidade de ataque australiana a longa distância no Pacífico, onde a China está a reforçar a influência.

De acordo com o ministro da Defesa, Richard Marles, o novo estaleiro naval, que será construído perto de Adelaide (sudeste do país), será um elemento-chave deste programa.

"A transformação em curso em Osborne demonstra que a Austrália está no bom caminho para desenvolver a capacidade soberana de fabricar os nossos próprios submarinos de propulsão nuclear para as próximas décadas", afirmou.

Este projeto de armamento desencadeou uma grave e longa crise diplomática com a França em 2021. Camberra tinha inicialmente escolhido equipamentos franceses para um contrato de milhares de milhões de dólares, antes de o cancelar e recorrer ao programa Aukus, a aliança de segurança com os Estados Unidos e o Reino Unido.

Leia Também: Japão sublinha "aprofundamento da cooperação" com NATO e apoia à Ucrânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939817/australia-anuncia-investimento-em-estaleiro-que-vai-construir-submarinos-nucleares#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes