Auroras boreais também coloriram a Madeira. As imagens do Pico do Areeiro
- 21/01/2026
As auroras boreais que se registaram em Portugal esta semana foram, também, numa ocasião ainda mais rara, visíveis nos pontos mais altos da ilha da Madeira, como no Pico do Areeiro.
O fenómeno foi registado pelo fotógrafo madeirense Diogo Gualter, a partir de um dos picos mais altos da região, com 1818 metros de altitude.
"Mais uma noite daquelas. Tal como aconteceu em Maio de 2024, e em Outubro de 2024, 2026 começa em Grande!! Auroras boreais fotografadas no céu da nossa Ilha entre as 23h e as 00h40!", escreveu na legenda das imagens, partilhadas nas redes sociais.
Nas imagens, vê-se o céu 'pintado' de cor-de-rosa em plena noite.
Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e as autoridades meteorológicas dos EUA alertaram que esta pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.
Esta poderosa tempestade solar começou a impactar a Terra na segunda-feira, desencadeando uma tempestade geomagnética de nível 4 à escala de 5, explicou o meteorologista Shawn Dahl, do Centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA (SWPC), num vídeo citado pela agência France-Presse (AFP).
A página na rede social Facebook "Meteo Trás os Montes - Portugal" divulgou, desde segunda-feira, registos de auroras boreais em várias localidades de Portugal, como Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Bragança, Macedo de Cavaleiros (Bragança), São Pedro do Sul (Viseu) ou Grândola (Setúbal).
Embora o mundo tenha experimentado uma tempestade geomagnética de nível 5, o nível mais alto, em 2024 pela primeira vez em 20 anos, a atual tempestade solar é a mais poderosa observada "desde 2003", alertou Dahl.
Em outubro de 2003, uma tempestade solar "de Halloween" mergulhou grandes partes da Suécia na escuridão e danificou infraestruturas energéticas na África do Sul.
A atual tempestade foi desencadeada por "uma forte erupção solar ocorrida ontem [domingo]", explicou Dahl.














