Auchan garante respeitar todos os dias de férias dos trabalhadores

  • 18/02/2026

A posição da empresa surge após o PCP ter referido, numa pergunta enviada, através do Parlamento, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, ter tido conhecimento de que os trabalhadores do grupo Auchan, por terem aderido à greve geral, "viram retirado o direito à majoração de férias, como se de absentismo se tratasse".

 

"O PCP considera que esta prática configura uma grave violação de um direito constitucional e legal, como consequências punitivas para a empresa, devendo para tanto serem tomadas as respetivas medidas para reposição da majoração de férias, o que é da mais elementar justiça", pode ler-se numa pergunta assinada pelo deputado comunista Alfredo Maia.

A Auchan diz, num esclarecimento enviado à Lusa, que "concede três dias de férias adicionais aos seus colaboradores e que estes são um benefício extra, que se soma aos dias de férias obrigatórios por lei, sendo o seu propósito recompensar a assiduidade e o compromisso".

"A Auchan sublinha que todos os dias de férias legalmente previstos, bem como as faltas legalmente justificadas, são sempre garantidos e respeitados na íntegra, sem qualquer penalização ou condicionamento, conforme o Código do Trabalho", frisou.

E garantiu também que "as regras associadas a este benefício adicional, bem como a aplicação das suas condições, nomeadamente no que diz respeito a faltas de qualquer cariz, é feita com total clareza e transparência, mantendo o habitual compromisso com o bem-estar e a valorização de todos os colaboradores".

Na pergunta ao Governo, os comunistas questionaram ainda sobre como o executivo pretende "assegurar o respeito pelos direitos dos trabalhadores constitucionalmente consagrados" e como quer "impedir o desrespeito por direitos previstos na CRP e violações ao Legislação Portuguesa, em particular o direito à greve".

O PCP perguntou também à ministra do Trabalho que medidas estão a ser tomadas para que o executivo e a Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT) "respeitem e ajam em conformidade com os direitos dos trabalhadores".

"Que diligências pretende realizar o Governo para impedir que esta e outras empresas continuem a atuar impunemente perante o legítimo exercício do direito à greve e à participação em reuniões sindicais e de trabalhadores?", questionou ainda o partido.

Leia Também: FC Porto SAD com lucro de 1,9 milhões no primeiro semestre de 2025/26

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2941568/auchan-garante-respeitar-todos-os-dias-de-ferias-dos-trabalhadores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes