Atriz Shaina Taub afasta-se de musical após sofrer 3 abortos espontâneos
- 23/11/2025
A atriz americana Shaina Taub tomou a decisão de se afastar do musical da Broadway "Ragtime", de Stephen Flaherty e Lynn Ahrens, que está em cena no Lincoln Center Theater e onde interpreta Emma Goldman.
Numa publicação que a atriz fez no Instagram, na passada quinta-feira, dia 20 de novembro, explicou que embora este papel na peça tenha sido “a realização de um sonho de infância”, decidiu sair de cena depois de ter sofrido três abortos espontâneos no último ano.
A artista, de 37 anos, estará fora dos palcos de 6 de janeiro de 2026 a 29 de março.
"Este é um assunto delicado, muitas vezes mantido em segredo, mas estou a publicar agora na esperança de que alguém que leia se sinta menos sozinho", escreveu, frisando depois que não está a partilhar a sua experiência "para chamar a atenção ou para que tenham pena", mas para ajudar outras pessoas.
"Uma em cada quatro gestações termina em perda. Como é que algo tão comum pode parecer tão isolador? Ouvir as histórias de outras pessoas deu-me conforto, por isso ao contar a minha, espero poder oferecer um pouco de conforto também. Se fazes parte deste doloroso clube, quero que saibas que estou contigo."
Shaina Taub explicou que no último ano tem tentado ter um filho com o marido, Matt Gehring. Engravidou três vezes, mas "todas as tentativas terminaram num aborto espontâneo".
Detalhando todas as perdas, a atriz explicou que a primeira aconteceu no primeiro trimestre da gravidez durante a temporada da peça "Suffs", da Broadway, em dezembro do ano passado. Depois teve de interromper uma segunda gestação por razões médicas no segundo trimestre, em maio. O último aborto espontâneo aconteceu em meados de outubro, na semana em que estreou "Ragtime".
"Honestamente, tem sido um inferno", descreveu, acrescentando que após "múltiplos internamentos", o seu corpo "precisa muito de descanso".
Shaina Taub aproveitou o momento para agradecer do Lincoln Center Theater pelo apoio durante todo este período difícil, confessando que "atuar em pleno luto tem sido parte da sua cura" e que ficará "feliz em regressar para o que restar da temporada".
A atriz também elogiou os colegas de elenco e restante equipa. "Este elenco e equipa incrivelmente gentis têm sido uma verdadeira salvação", escreveu.
A peça "Ragtime" irá estar em cena até ao dia 14 de junho no Vivian Beaumont Theater, na cidade de Nova Iorque.
Shaina Taub abordou ainda a questão da legalidade do aborto, referindo o quão foi importante no seu caso. "Quantas mulheres morrem por causa da hemorragia antes mesmo de conseguirem viajar para outro estado? […] Estou tentando falar sobre isto, para que as pessoas entendam quantas situações diferentes exigem este cuidado e por que ele deve ser legal em todos os lugares."
Leia Também: No hospital, Markl vê Taskmaster. "Estar capaz de ver é uma maravilha"













