Atrair sorte e prosperidade com Feng Shui: Tenha estas cores no quarto!
- 14/01/2026
A técnica chinesa de Feng Shui focada na harmonização de energias de determinados espaços, procura trazer paz, sorte e prosperidade através de diversas estratégias.
Além da disposição dos móveis, uma das maneiras de fazer isso é recorrendo à utilização de cores específicas para o quarto.
Tome nota das melhores cores da técnica de Feng Shui, ou pelo menos das que mais se adequam para responder aos seus objetivos.
Tenha estas cores no quarto
Nem sempre as suas cores preferidas podem ser as mais indicadas, porém, na maior parte das vezes, "torna-se importante ouvir a sua intuição", segundo apontam os especialistas do The Spruce.
Conseguir distinguir as cores que o consomem das cores que lhe dão mais vida também é um bom princípio.
Verde, verde azulado e azul: Bem-estar e vitalidade
Estas são ótimas cores para quartos. Estas cores conectam-se facilmente ao elemento madeira, representando crescimento, vitalidade e novos começos.
Estas cores são frequentemente associadas a cores da natureza: Plantas, oceano e do céu, "o que pode ser muito reconfortante". Tons pastéis claros de verde e azul podem ter um efeito "incrivelmente calmante", descrevem estes especialistas.
Roxo: Prosperidade
O roxo é uma cor equilibrada, reflete uma "combinação de azul refrescante e relaxante e vermelho intenso e apaixonado". Isso faz dele uma boa escolha para um quarto.
O roxo também está fortemente associado à riqueza e no mapa do Baguá de Feng Shui está relacionado com prosperidade, abundância financeira e autoestima.
Para um quarto com mais equilíbrio e para aumentar a sensação de valor, procure adicionar tons suaves de lavanda. Cores indicadas para completar a combinação com o roxo incluem azul e cinza.
Cor-de-rosa e cor de pêssego: Amor
Rosa é uma cor "acolhedora, suave e feminina". Está conectada com a área de kun, ou relacionamentos, do mapa Baguá de Feng Shui.
Já a cor de pêssego, em particular, está mais ligada à manifestação de um parceiro, explicam estes especialistas. No entanto, depois de atrair um parceiro, talvez tencione "mudar as cores do seu quarto, ou pelo menos mudar a intenção dessas cores". Como tal, o ideal é equilibrar esse tom com um "verde para dar energia calma".
Leia Também: Saiba onde colocar o lírio-da-paz para atrair sorte e energias positivas
Branco: Simplificar
O branco costuma ser uma cor de destaque em interiores, especialmente no que diz respeito a às cores das paredes.
Esta cor simples representa "pureza, simplicidade e folhas em branco". No entanto, o branco "pode ser agressivo quando usado em grandes quantidades, então deve optar por combiná-lo com outras cores mais suaves", reforçam os decoradores do The Spruce.
Tons de branco sujo e marfim podem ser uma forma mais suave e relaxante de integrar esta cor.
Amarelo terroso, castanho e laranja: Equilíbrio
Estas cores fortemente ligadas ao elemento terra no Feng Shui estão associadas a "estabilidade e nutrição", o que faz delas "ótimas cores para um quarto".
Experimente um "amarelo pálido para um toque alegre e acolhedor ou uma cor de semelhante a argila para criar um ambiente estável e acolhedor". Combinar amarelo e vermelho no Feng Shui promove felicidade, alegria e vitalidade.
Cinzento: Suporte
No Feng Shui esta cor está ligada à área qian do Baguá, que está direntamente relacionada com "pessoas prestativas e viagens". Combinando esta cor preto (yin) e branco (yang), sabe-se que tem um efeito equilibrado e sereno.
Como um tom neutro, é "incrivelmente versátil e pode complementar muitas outras cores". Estes especialistas referem que pode combinar cinza com qualquer outra cor no seu quarto para "apoiar a intenção das diferentes cores".
Cores que deve evitar para o quarto segundo Feng Shui
Cores frescas como "azul gelo", "verde menta" e "branco intenso" são melhores para se evitarem. Apesar destas cores serem extremamente relaxantes, especialmente para bebés e crianças, estes tons também "podem anular o efeito de paixão no quarto".
Se ainda assim estiver inclinado para tons azuis e verdes, opte pelas tonalidades mais profundas e terrosas, como azul safira ou verde floresta. E ao invés de combinar com branco, suavize o tom com creme ou bege.














