Atlético e Liverpool preparam homenagem para Diogo Jota na Champions
- 15/09/2025
A receção do Liverpool ao Atlético de Madrid, agendada para quarta-feira, em jogo da ronda inaugural da fase de liga única da Liga dos Campeões, deverá contar com mais uma sentida cerimónia de homenagem a Diogo Jota, segundo adianta o Mundo Deportivo esta segunda-feira.
O mesmo jornal espanhol avança que os dois clubes já estão em contacto para ultimar os detalhes do tributo que acontecerá em Anfield e que terá como destinatário o avançado português que jogou em ambos os clubes, como o irmão André Silva, que também fora vítima do trágico acidente de viação que roubou a vida a ambos no passado dia 3 de julho.
A iniciativa foi do próprio Atlético de Madrid, que quer aproveitar a visita a Liverpool para homenagear um jogador que também vestiu a camisola dos colchoneros, ainda que por pouco tempo.
No entanto, e segundo a mesma publicação espanhola, nada está fechado e os clubes ainda deverão ter de pedir autorização à UEFA, que à partida não deverá colocar qualquer entrave à cerimónia.
Recorde-se que o Atlético de Madrid comprou Diogo Jota ao Paços de Ferreira a 5 de julho de 2016, rendo pago 7,2 milhões de euros pela sua contratação. Apesar do investimento, o avançado luso acabaria por não ter oportunidades sob a orientação de Diego Simeone e foi cedido por duas ocasiões.
Primeiro esteve emprestado ao FC Porto em 2016/17 com um aproveitamento assinalável, sendo cedido na época seguinte aos ingleses do Wolveharmpton, que acabariam por contratá-lo a título definitivo a troco de 14 milhões de euros.
Diogo Jota vingou nos lobos, ajudou a equipa inglesa a regressar à Premier League a anos depois acabaria mesmo por dar o salto para o Liverpool, onde se sagrou campeão inglês.
Homenagem no Dragão
Refira-se que esta não será a primeira homenagem do Atlético de Madrid para Diogo Joga. Já nesta pré-temporada o conjunto espanhol disputou um jogo particular com o FC Porto no Estádio do Dragão com o intuito de prestar tributo ao avançado luso.
O jogo entre Liverpool e Atlético de Madrid está agendado para as 20h00 de quarta-feira.
Circunstâncias da morte
A morte de Diogo Jota e do irmão André Silva chocou o mundo do futebol logo no arranque do mês de julho. A dupla perdeu a vida em Zamora, Espanha, depois de um acidente de viação. Um dos pneus rebentou e motivou o despiste da viatura que acabaria por se incendiar e ser consumida pelas chamas.
Intemporal em Anfield
Depressa o Liverpool deu início a uma série de homenagens a Diogo Jota e uma das mais marcantes passou pela retirada do número 20 de todos os escalões e equipas. Significa isto que mais ninguém no Liverpool poderá utilizar o dorsal que fora de Diogo Jota, seja nas equipas mais jovens ou nas formações femininas.
Para lá disto, o Liverpool também já deu ordem para a construção de uma estátua que ficará nas imediações de Anfield, ao mesmo tempo que os jogadores do atual plantel irão usar, ao longo de toda esta temporada, um "emblema especial" com a inscrição 'Forever 20' nas camisolas e casacos de jogo.
Leia Também: Rúben Neves revoltado com revista onde aparece próximo a Rute Cardoso