Atlânticoline cancela viagens nos Açores devido ao mau tempo
- 26/01/2026
A Atlânticoline informou, na sua página da Internet, que "devido às condições meteorológicas adversas" cancelou, na terça-feira, a viagem da Linha Verde (Horta/Cais do Pico/Velas/Cais do Pico/Horta) e as viagens previstas da Linha Rosa (ligação entre as ilhas do Corvo e Flores).
Também as viagens da Linha Azul (Horta/Madalena/Horta) estão canceladas na sequência do encerramento do porto da Madalena, entre as 15:30 locais (mais uma hora em Lisboa) de hoje e as 06:00 locais de quarta-feira.
A Atlânticoline lamenta "quaisquer transtornos" que os cancelamentos possam causar.
Numa outra nota, a empresa informa que "o forte agravamento do estado do tempo para os próximos dias, com destaque para a agitação marítima", deverá condicionar a operação de transporte marítimo na região.
O capitão do Porto da Horta, Amílcar Gomes Braz, determinou o fecho do porto da Madalena, na ilha do Pico, a toda a navegação, entre as 15:30 de hoje e as 06:00 de quarta-feira, "face das condições meteorológicas, nomeadamente do estado do mar".
Em causa está a influência da depressão Joseph, que está de passagem pelos Açores, motivando mau tempo também na Madeira e no continente.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para vermelho o aviso para as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores por causa da agitação marítima, com previsões de ondas até 10 metros de altura.
Num comunicado emitido no domingo à noite, o IPMA colocou o grupo Ocidental (Flores e Corvo) sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) entre as 20:00 locais (21:00 em Lisboa) de segunda-feira e as 18:00 de terça-feira, devido à agitação marítima, com "ondas de noroeste até 10 metros de altura significativa e altura máxima até 19 metros".
Para o grupo Central do arquipélago (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) foi também emitido aviso vermelho, referente a agitação marítima, entre as 03:00 e as 20:00 de terça-feira, devido às previsões de "ondas de noroeste até 10 metros de altura significativa e 19 metros de altura máxima".
O aviso vermelho é emitido sempre que existem situações extremas.
Outros avisos laranja (o segundo nível) e amarelo (o menos grave) estão em vigor nas ilhas.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Mau tempo continua com Joseph (após passagem de Ingrid). O que esperar?













